CASE COCA COLA
Por: Lucas Altreider • 11/4/2017 • Resenha • 830 Palavras (4 Páginas) • 1.413 Visualizações
Disciplina: Pesquisa Mercadológica
Questões sobre o caso Coca-Cola
- Formule um problema de pesquisa de marketing para o caso apresentado.
Nos dias de hoje, uma grande parte da população tem se preocupado mais com a saúde e, partindo deste princípio, o refrigerante está sendo apontado com um dos causadores de problemas na saúde das pessoas.
Então, um problema de pesquisa para o caso apresentado poderia ser algo com o objetivo de delinear um perfil de consumidores de refrigerantes, para que sejam criados tipos de propaganda e marketing voltados para tal perfil, no caso, inexplorado ou desconhecido.
2. Com base no problema enfrentado pela Coca-Cola e nas exposições em sala de aula, o que a área de marketing da empresa deve fazer antes de se lançar um novo produto no mercado?
Acredito que a área de marketing fez certo em fazer uma pesquisa de mercado, mas ela jamais poderia ter ignorado uma fatia de 40% de consumidores que preferiam o produto anterior. Além do que, a pesquisa deve levar em conta dados intangíveis, como o que representa a marca Coca-Cola, não apenas o sabor.
Esse caso nos mostra que pesquisas são muito importantes, mas devem ser conduzidas com cautela e não devem ser deixados de observar as circunstâncias existentes. Devem também fazer perguntas do tipo: “Qual o ciclo de duração deste produto?” “Se aprovado, as pessoas vão continuar comprando-o?” “Qual vai ser a campanha de marketing para lançá-lo?”, etc.
3. A afirmação “No começo de 1985, embora a Coca ainda fosse líder do mercado total, a Pepsi detinha a maior parcela dos supermercados, com uma vantagem de 2%. (Não parece muito, mas 2% do enorme mercado de refrigerantes significam 600 milhões de dólares em vendas a varejo!)”. (7º parágrafo) está apoiada em informações obtidas através de dados primários ou secundários? Explique a diferença entre os dados.
Foi obtida através de dados primários. Os próprios pesquisados são a maior fonte de dados das pesquisas, enquanto que os dados secundários já existem no mercado e embora haja economia de tempo, dinheiro e esforços, nem sempre estão corretos ou são confiáveis.
4. Os testes realizados sem que os entrevistados soubessem os nomes dos refrigerantes oferecidos (7º parágrafo), foi realizado através de uma pesquisa exploratória descritiva ou causal? Explique.
Pesquisa causal. Pois foram realizados testes onde não se dizia ao entrevistado o nome dos refrigerantes oferecidos, método utilizado foi o experimento comparando os efeitos, além de utilizar uma amostra grande e representativa e uma analise quantitativa.
5. Quais os resultados principais que esta pesquisa revelou?
Esta pesquisa pode revelar que 60% dos consumidores preferiram a New Coke ao invés da antiga Coke, e 52% dos consumidores consideraram ela melhor que a Pepsi. As pesquisas mostraram que a New Coke seria a escolhida.
6. Em que pontos a Coca-Cola foi vulnerável cometendo erros em sua pesquisa? Com o que deveria tomar cuidado?
A vulnerabilidade da pesquisa está na parte onde a Coca-Cola decide omitir a substituição da Coca tradicional pela New Coke escolhida durante a pesquisa.
...