CONCEITO ORÇAMENTAL
Trabalho acadêmico: CONCEITO ORÇAMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: navide • 1/12/2014 • Trabalho acadêmico • 5.057 Palavras (21 Páginas) • 173 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4
3 ORÇAMENTO GERAL 5
3.1 exemplo de figura 5
4 ORÇAMENTO OPERACIONAL 7
4.1 orçamento de vendas 7
4.2 orçamento de produção 8
4.3 orçamento de materia-prima 8
4.4 orçamento da mão de obra direta 9
4.5 orçamento dos custos indiretos de fabricação 9
4.6 orçamento das despesas de vendas e administrativas 10
5 ORÇAMENTO FINANCEIRO 11
5.1 orçamento da demonstração do resultado do exercício 11
5.2 orçamento da demonstraçao do fluxo de caixa 11
6 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 13
7 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 14
8 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA ORÇAMENTO 15
9 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 17
10 BALANÇO PATRIMONIAL 19
10.1 CRITERIOS DE CLASSIFICAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL 19
11 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 22
11.1 receita operacional bruta 22
11.2 deduções da receita operacional bruta 22
11.3 custos operacionais 22
11.4 despesas operacionais 23
11.5 outras receitas e outras despesas 23
12 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXAS 24
13 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 25
14 CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIAS 28
1 INTRODUÇÃO
A gestão de uma empresa é auxiliada pela contabilidade, do qual existe varias ferramentas de auxilio para melhor desenvolvimento do planejamento, para melhor tomada de decisão.
O objetivo do planejamento financeiro é de fornecer melhor detalhes das atividades financeiras de uma empresa. Através de orçamento empresarial tem uma grande visão ou previsão do futuro, onde o empresário toma medidas coerentes, diante das variações apresentadas em orçamentos flexível e de todos os tipos de orçamentos.
Um orçamento por sua vez, depende do fluxo de caixa, que tem por objetivo de controla as entradas e saídas de dinheiro. Assim o orçamento possibilita melhor as demonstrações contábeis. Através de orçamentos, planejamento financeiro, fluxo de caixa, relatório contábil como demonstração de resultado e Balanço Patrimonial, que auxilia na gestão da empresa, possibilitando uma aumento significativo no Patrimônio Liquido.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
O Conceito de orçamento diz a respeito, de uma forma geral, sobre as áreas de finanças e econômicas. Ou seja, é uma quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinada despesas.
O orçamento também é o valor antecipado ou estimado do custo de uma mão de obra ou dos gastos que implicará um determinado projeto.
3 ORÇAMENTO GERAL
É um orçamento mestre de uma empresa que subdividido em orçamento operacional e orçamento financeiro. Assim com objetivo de traçar um método de projeção de acontecimentos futuros, com dados passados para traçando uma média futura de crescimento com sistemas informatizados complexos.
3.1 EXEMPLO DE FIGURA
Segue abaixo um exemplo de apresentação de uma figura.
Figura 1 Orçamento geral
Orçamento
Operacional
Continuação
Orçamento Financeiro
4 ORÇAMENTO OPERACIONAL
Um orçamento demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor entendimento aos clientes etc., ou seja, é a sustenção operacional da organização.
Para Blocher et AL. (2007, p.215). “Um orçamento e o plano operacional de uma empresa, ele identifica os recursos e compromissos necessários para satisfazer as metas das empresas para o período identificado”. Sendo o orçamento operacional desta seção, ele compreende todas as fases distintas da organização e tem como objetivo projetar os resultados futuros da organização.
Pavadoze (2000, p.371) argumenta que no orçamento operacional “é que contem a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estruturas administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa.
4.1 ORÇAMENTO DE VENDAS
A primeira etapa de um orçamento geral, é saber a quantidade de produtos que predentes vender no período planejado no processo orçamentário, mensurando os preços de produtos, prazos aos clientes e bem como os impostos que incidirão sobre tal venda.
Para empresa aproximar da possível quantidade que realmente quer comercializar com restrições internas da empresa, tais como:
• Capacidade produtiva
• Vendas & marketing
• Desenvolvimento de novos produtos
• Gestão e finanças
Além dos fatores internos, alguns fatores externos que devem
...