CONHECIMENTO NÃO COMPARTILHADO OU NÃO DESENVOLVIDO
Por: libaniofelipe • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA
LUAN LIBANIO DE MELO
RA: 3708620469
GRUPO: GC – 20121_171
CONHECIMENTO NÃO COMPARTILHADO OU NÃO DESENVOLVIDO
Hoje gestão do conhecimento é a nova tendência organizacional nas empresas, porém muitas empresas ainda possuem um modelo que baseia – se no que chamamos de conhecimento não compartilhado ou não desenvolvido, são experiências de que certas formas enriqueceriam as empresas que se propusessem a ouvir seus colaboradores na busca por melhorias internas e não somente em focar de forma isolada um problema. Isso se torna muito comum, pois de certa forma o conhecimento é poder e é visto de forma que trás benefícios apenas pessoais.
Algumas empresas brasileiras encontram dificuldades na criação de conhecimento novo, pois não dão muita importância para a visão geral do seu negócio, por exemplo, estão só focadas nas reduções de custos, ou em resolver problemas localizados e se esquecem que cada departamento está ligado a outro departamento de forma que todos devem cumprir suas responsabilidades em manter o ambiente da empresa saudável buscando o interesse comum. Também não conseguem levar o conhecimento para os funcionários e manter – los sempre atualizado. Os empregadores que vivem em culturas e paradigmas ultrapassados que não adotam este sistema em sua empresa, fazendo que seus colaboradores tenham certo tipo de medo resistindo à mudança, dificultando o processo de conhecimento novo. Empresas em sua grande maioria, não investem em pesquisas e desenvolvimento.
Para que a gestão do conhecimento produza efeitos práticos nas empresas, devem estar sempre focadas nas decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégico e organizacional, investimento em infra – estrutura tecnológica e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento.
A gestão do conhecimento tem um caráter universal, ou seja, aplica – se a empresas de todos os portes e nacionalidades, e isso requer a criação de novos modelos organizacionais, estruturas, processos, sistemas gerenciais, novas posições quanto ao papel da capacidade intelectual de cada funcionário e uma efetiva liderança, disposta a enfrentar as barreiras existentes ao processo de transformação do conhecimento novo.
BIBLIOGRAFIA
Artigo 1: Brasil começa a valorizar Gestão do Conhecimento. Disponível em:
http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2004/187.htm - acesso em 01 de maio de 12
Artigo 2: Reflexões sobre a evolução da Gestão do Conhecimento no Brasil.
Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/viewArticle/3203 - acesso em 01 de maio de 12.
Artigo 3: A Gestão de Pessoas Alinhada à Gestão do Conhecimento.
Disponível em: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo04.htm. Acesso em 01 de maio de 12.
...