Case Hospital Israelita Albert Einstein
Por: Abda12 • 6/11/2020 • Resenha • 839 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
Alunas: Abda Ribeiro Grassioti Belo (2016100131) e
Gabriela da Silva Ramos (2016102808)
Disciplina: Tópicos Avançados I em Organizações e Sistemas
Atividade 1 (Caso 1)
Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
Conteúdos do caso analisado
IIa - Perguntas do estudo de caso com as suas respectivas respostas.
- De acordo com o Caso HIAE, três capacidades internas foram identificadas e relacionadas às rotinas e processos organizacionais que as sustentam, são elas: geração e incorporação de novos conhecimentos científicos; investimento e uso eficaz de novas tecnologias; e adoção e controle contínuo de melhores práticas em atendimento médico assistencial. Com isso, acreditamos que por serem de altas capacidades, os concorrentes teriam de demandar enorme esforço para alcançá-los, além de terem custo elevado (o que um hospital público, por exemplo, “não teria” condições) e possuem ainda grandes parcerias estratégicas que consideram relevantes para dar à instituição visibilidade e experiência, como a Universidade de Israel.
- Podemos observar na trajetória da instituição, que seus objetivos estratégicos foram sempre guiados pela busca de uma reputação que demonstre ser o melhor hospital em termos de recursos tecnológicos e humanos na América Latina; e ter excelência no atendimento médico-assistencial. Além da busca pelas parcerias de excelência para compartilhar conhecimento como: universidades, agências de fomento, congressos, hospitais internacionais. Com isso, podemos ver que seus objetivos estavam sempre atrelados a infra-estrutura e tecnologia.
- Com base no modelo VRIO, podemos analisar que o HIAE sustenta sua vantagem competitiva através da busca por novas tecnologias médico-hospitalares das quais o hospital terá a capacidade de utilizar por muitos anos, como a adequação de novos processos e tecnologias com o intuito de fomentar a inovação de forma eficiente e controlada.O fato de o Hospital Albert Einstein ter sido o pioneiro no ramo daimplementação de tecnologias médico-hospitalares na América Latina, junto com a sua política de buscar melhorias contínuas e controladas fez dele um hospital de referência na América Latina, uma vez queseus pacientes buscam seus serviços médicos e assistenciaispor conta de suas várias certificações.Como o fato de ter sido a primeira instituição fora dos Estados Unidos a receber a Certificação da Joint Comission International (JCI) em 1999 e posteriormente recertificada três (03) vezes e ainda ser certificada pela ISO no âmbito externo.
- O HIAE adequa equilíbrio entre criatividade e ordem através do seu sucesso por meio do seu conjunto de capacidades internas, características de um modelo inovador, que sustenta e é sustentada por uma burocracia profissional adquirida ao longo de toda a sua história. Esse modelo implementado favorece a inovação constante que ocorre no HIAE sem deixar de lado o rigor e o controle dos processos especializados que lhe conferem uma reputação de qualidade superior no ramo de atendimento hospitalar.
IIb- Matriz contendo os principais pontos fortes e fracos do caso analisado.
Pontos fortes:
O seu sucesso ocorre através de um conjunto de capacidades internas, que tanto sustenta quanto é sustentada por uma burocracia profissional que adquiriu características de um modelo inovador no contexto hospitalar. É notável que O HIAE tem uma forte preocupação com seus pacientes e eficiência operacional. Buscando sempre à adequação dos custos, à valorização das evidências no exercício da prática médica, o desenvolvimento de novas formas de atendimento extra-hospitalares e à busca de tecnologias de alta capacidade resolutiva ambulatorial. É tanto que em sua fase atual está buscando a incorporação e a difusão de conhecimento para adotar as Best Practices for Patient Care (melhores práticas na assistência ao paciente).
...