Centro de Educação a Distância
Por: Angelo Teixeira • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 5.619 Palavras (23 Páginas) • 107 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
Centro de Educação a Distância
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO 4
2.2 DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6
2.3 DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 8
2.4 DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 9
3 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
- INTRODUÇÃO
O estudo deste trabalho, levará em conta o caso de um empreendedor que devido a sua real preocupação com o bem estar global, resolveu abrir uma empresa para produzir bens duráveis a partir de resíduos de lixo reciclável.
Um dos grandes desafios, será a forma de comercialização destes produtos, pois terá que encontrar uma estratégia de comercialização que o diferencie das demais empresas do ramo e ainda irá contar com a grande concorrência das empresas já estruturadas e que não compartilham do mesmo pensamento de conscientização e preservação ecológica.
A empresa, decidiu se especializar no segmento de injeção de produtos plásticos produzidos a partir da captação e reciclagem de resíduos plásticos com o objetivo de ajudar reduzir o consumo de recursos naturais, contribuindo na redução da poluição e ainda assim, tentando gerar um negócio lucrativo e duradouro.
- DESENVOLVIMENTO
- DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO
Conforme JULIANO (2011, p.2), empreendedor, é a pessoa que resolve assumir o risco de iniciar uma organização, é o indivíduo que imagina, desenvolve e realiza o que imaginou. Podemos dizer que empreender significa, “tomar a decisão de realizar uma tarefa difícil e laboriosa ou, ainda, colocar um plano em execução” (EMPREENDEDORISMO, Livro didático, p. 12).
JULIANO (2011, p.3), diz que o empreendedorismo, está diretamente ligado à inovação e à criatividade e também, que o desenvolvimento de um empreendimento próprio não é uma tarefa das mais fáceis, mas que pode ser algo lucrativo e até divertido.
Ainda de acordo com JULIANO (2011, p.3), o candidato a empreendedor, deverá estar ciente de que o sucesso de seu empreendimento dependerá, em grande parte, da elaboração de um bom plano de negócios, que nada mais é, do que uma metodologia utilizada para descrever, detalhadamente, como será o empreendimento a ser edificado, com a ideia, de minimizar os riscos e as incertezas e servindo de base para a obtenção dos recursos necessários à implantação. Esse plano de negócios, também vai ajudar a orientar a relação com os sócios, colaboradores e parceiros.
Neste contexto, vamos falar de um tema muito atual chamado Empreendedorismo Verde. Esse tema, abrange diretamente algumas questões que estão muito presentes na rotina da sociedade globalizada como um todo e são o ato de empreender, aliado com as questões ambientais e de sustentabilidade.
Conforme o site HORIZONTE HAMBIENTAL, o empreendedorismo verde não é somente uma nova alternativa, ou até mesmo uma nova onda, e sim uma necessidade na nossa vida atual e já vem ganhando destaque no mundo empresarial – iniciativas básicas como a manutenção ideal de recursos naturais, descarte consciente, reciclagem de resíduos, a utilização de tecnologias que possibilitam o uso e reuso de matérias primas são buscas constantes e efetivas.
A importância do nascimentos desses novos projetos e atividades ligados ao setor sustentável, é a possibilidade de que tais empresas possam também influenciar toda uma cadeia contagiando seus fornecedores e consumidores a adotarem também boas práticas ambientais, possibilitando assim atingir toda uma ramificação desse consumo – da produção até a sua destinação final.
E por fim, não adianta falarmos somente da parte sustentável do negócio, se não incluirmos as pessoas que executam, ou seja, também temos que levar em consideração as relações humanas e de trabalho envolvidas nesses projetos, criando condições favoráveis e ambientes adequados para o desenvolvimento humano, aliados as práticas de intraempreendedorismo, possibilitando que os colaboradores sejam parte atuante e pensante do processo.
- DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Podemos dizer, que no século XIX, a revolução industrial foi a principal responsável pela grande mudança nos hábitos de vida da população mundial e provavelmente, a principal consequência desta tenha sido o aumento das desigualdades sociais. Foi neste momento, que o bem individual passou a ter mais valor que o bem coletivo. Os burgueses, que eram os proprietários dos meios de produção, começam a ficar cada vez mais ricos, enquanto os operários, que vendiam sua força de trabalho por salários miseráveis, se tornavam cada vez mais pobres. (Hubermam, 1967).
Como podemos perceber, a busca desenfreada pelo lucro, que é a principal premissa do liberalismo, acaba por gerar desigualdades, pois o valor do ser humano, passa a ser medido pela sua capacidade de produzir, porém, quem define essa medida de valor é o dono do capital e dos meios de produção, enquanto o operário, acaba por se sujeitar as condições impostas, devido a sua situação de vulnerabilidade e com o intuito de suprir ao menos suas necessidades básicas.
Conforme o site MUNDO EDUCAÇÃO, o Socialismo, é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o Capitalismo. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
...