Clima Organizacional
Por: karolsenna1234 • 9/12/2015 • Artigo • 3.299 Palavras (14 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
ANNA KAROLINY KAROLINY SENNA DE SOUZA
RUBENS DE SOUZA BATISTA
ARTIGO CIENTÍFICO
CLIMA ORGANIZACIONAL E SAÚDE MENTAL DO COLABORADOR
Ji-Paraná - RO
2015
CLIMA ORGANIZACIONAL E SAÚDE MENTAL DO COLABORADOR 03
1 INTRODUÇÃO 03
2 CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 04
2.1 Clima Organizacional 04
2.2 Comportamento Organizacional 05
2.2.1 Finalidades do Comportamento Organizacional 06
3 SAÚDE MENTAL 08
3.1 Algumas Patologias Ocasionadas pelo Trabalho 09
3.2 Patologia Mental Especifica 10
4 SATISFAÇÃO X INSATISFAÇÃO NO TRABALHO 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
CLIMA ORGANIZACIONAL E SAÚDE MENTAL DO COLABORADOR[1]
Anna Karoliny Senna de Souza[2]
Rubens de Souza Batista[3]
Dayla Rocha Duarte Fiusa[4]
RESUMO: Este artigo apresenta o clima organizacional e saúde mental dos colaboradores nas empresas, mostra ser importante que estejam em bons estados, assim todos possam trabalhar com eficácia, desta forma melhorando o rendimento das organizações.Também serão abordadas algumas patologias questão resultantes no ambiente de trabalho dos colaboradores.
PALAVRAS-CHAVE: Saúde Mental. Emoções. Colaborador.
1 INTRODUÇÃO
No mundo corporativo moderno a saúde mental dos colaboradores despertou-se para assunto que por uma boa parte da história foi ignorado pelos membros superiores de grandes empresas. Assim, têm afetado a vida dos profissionais nas companhias, gerando diversos problemas como, por exemplo, as patologias psiquiátricas.
Na vida pessoal, essa falta de discernimento para agir e tomar decisões atinge a autoestima do indivíduo, além de desestruturar relacionamentos interpessoais, entre outros problemas. Atingindo, assim, o comportamento e o clima organizacional proporcionando grandes perdas como, a queda da produtividade, a insatisfação no trabalho e em muitos casos o afastamento do emprego, trazendo prejuízos para a organização como também grandes problemas para os colaboradores. Atualmente, o mundo está mais dinâmico, e as organizações têm preferido profundas e complexas mudanças, para que sejam valorizadas as relações humanas, havendo então, necessidades de formas de trabalho mais ágeis e flexíveis.
Na visão de Bleger (1984), não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano.
Por vários motivos, observando o clima organizacional e a saúde mental dos colaboradores se torna importante, principalmente nas entidades que se destinam a prestar serviços.
Para Sório (1978), o estudo do clima organizacional, é um instrumento voltado para análise do ambiente interno, a partir do levantamento da percepção coletiva que as pessoas têm da empresa. Este estudo objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento percebido pelos colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
2 CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
2.1 CLIMA ORGANIZACIONAL
O Clima Organizacional é o ambiente humano onde os colaboradores exercem seus trabalhos, um dos principais fatores que determinam para o bem estar mental e psicológico dos colaboradores, pois é influência diretamente na motivação, produtividade dentro da empresa e no comportamento dos indivíduos.
Para Brescancini (2004, p. 1) clima organizacional pode ser entendido como a atmosfera do ambiente de trabalho. Refere-se a uma complexa rede de percepções individuais e de grupo, permeada por referências estratégicas, organizacionais e por componentes estruturais do contexto do trabalho, que orienta e determina o comportamento, com suas características próprias.
Entende-se que o clima organizacional de uma empresa está no ânimo dos colaboradores, em um determinado período e grupo de indivíduos. Sendo então, a ligação da cultura das organizações com os aspectos positivos e conflitos que acontecem dentro da empresa.
O Clima Organizacional só pode ser percebido psicologicamente, pois está no comportamento das pessoas dentre de um departamento, ou até mesmo em toda a empresa.
De acordo com Luz (1996), o clima organizacional é considerado um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamentos existentes em uma organização, que retrata o grau de satisfação das pessoas no trabalho. É o reflexo do estado de espírito ou do ânimo das pessoas em um determinado período.
O termo clima organizacional refere-se ao ponto de vista interno das organizações, porque levam à provocação de diferentes espécies de motivação de seus colaboradores. Fazendo então, parte da qualidade do ambiente organizacional, sendo influência para o comportamento.
Warren G. Bennis (2002), consultor norte-americano diz: “Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização”.
O clima organizacional atinge diretamente de várias maneiras a vida do colaborador dentro da empresa, com a motivação, a satisfação no trabalho e o desempenho. Quando o relacionamento dos colaboradores é satisfatório, o clima se transforma cada vez mais agradável e as chances dos indivíduos ficarem insatisfeitos dentro do seu ambiente de trabalho vão diminuindo.
...