TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de terceirização

Relatório de pesquisa: Conceitos de terceirização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.166 Palavras (21 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

A terceirização se investe de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva as mudanças estruturais da organização, mudanças de cultura, procedimentos, sistemas e controles, capilarizando toda a malha organizacional, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia da organização para a sua atividade principal. Para tanto, o sucesso de sua aplicação está na visão estratégica que os dirigentes deverão ter quando de sua implantação nas organizações, de modo que ela se consolide com metodologia e prática. Assim, acredita-se que este estudo será relevante para pessoas no mundo dos negócios, bem como para acadêmicos e docentes dos cursos de graduação.

2.TERCEIRIZAÇÃO

2.1 CONCEITOS DE TERCEIRIZAÇÃO

A origem mais remota encontrada na literatura estabelece que a terceirização surgiu com a indústria automobilística, que comprava peças fabricadas por terceiros e efetuava a montagem.A terceirização originou-se nos Estados Unidos, logo após a eclosão da Segunda Guerra Mundial. As indústrias bélicas tinham como desafio concentrar-se no desenvolvimento da produção de armamentos a serem utilizados Contra as forças do Eixo, e passaram a delegar algumas atividades de suporte a empresas prestadoras de serviços mediante contratação.

A terceirização é um processo de administração moderno, no qual se transfere para terceiros atividades que não estão essencialmente ligadas á atividade principal da organização contratante. Dessa forma, a terceirização é o ato pelo qual a organização contratante, mediante contrato , entrega a outra organização certa tarefa- atividades ou serviços não incluídos nos fins sociais da organização contratante-, para que esta a realize habitualmente.

Não se pode desconhecer que as novas necessidades econômicas reclamam uma flexibilização na contratação, tornando-se viável a delegação de atividades especializadas que não se enquadram entre os fins normais da contratante. Nesse sentido, para a contratação de serviços terceirizados, somente se admite a intermediação de mão-de-obra ligada á atividade-meio da organização. Já a contratação para a realização de atividade-fim só deve ser obtida pela via comum, que é o contrato de emprego.

Há uma conceituação restritiva, reputando como atividade principal apenas ligada essencialmente á atividade-fim da organização, e uma ampliativa, que leva em conta todo o processo produtivo da organização, o qual abrangeria, por exemplo, serviços secundários como limpeza e segurança, reduzindo, ao mínimo, a possibilidade de terceirização amparada pelo Enunciado do 331/ TST.

2.2 HISTÓRIA DA TERCEIRIZAÇÃO

As empresas são organizadas de varias maneiras, exclusivamente burocráticas, inchadas, pesadas e não tem nenhuma agilidade de decisão, não são competitivas e nem eficiente, são muito normalizadas e o fluxo de informações e das determinações é extremamente lento e, além disso, são verticalizadas. Essas características são de empresas muito centralizadoras, sem nenhuma flexibilidade e sem processo participativos onde o poder é fechado.

Entretanto,felizmente encontramos muitas empresas que já tendo passado pelas duas fases anteriores mudaram radicalmente o seu posicionamento e hoje já desfrutam das vantagens de terem processos terceirizados, por isso usufruem os amplos benefícios devido a terem se tornado empresas ágeis, eficiente, eficazes, ganharam qualidade , especialização e finalmente como resultado da terceirização, a competitividade dos seus processos no mercado.

Analisando o estudo de Queiróz, a terceirização nasceu para tomar a empresa côo um todo, muito mais especializada e competitiva, descentralizando as atividades acessórias e de apoio, permitindo que a empresa possa se concentrar no objetivo final.

As indústrias bélicas precisavam produzir mais e decidiram se concentrar nas atividades –fim ( produção de armas e munições) e contratar outras empresas para as atividades – meio. Nos anos 80, o processo de terceirização das grandes empresas tomou forma. No Brasil, a tendência chegou nos anos 90. Com a vinda das primeiras empresas multinacionais principalmente as automobilísticas. Na época de reengenharia, as empresas, a fim de baratear custos, tiveram que verificar exatamente o que é sua atividade-fim e o que é sua atividade-meio. A maioria das empresas começou a terceirizar escolhendo as áreas mais simples como serviços gerais ou segurança. Algumas empresas chegaram a terceirizar departamentos inteiros que participavam indiretamente da produção, Nesse primeiro processo , muitos empregados tornaram-se micro ou pequenos empresários, com algum apoio da empresa que trabalhava antes. Hoje, a terceirização é um fato concreto e um grande filão para as micro e pequenas empresas em geral. Há empresas de vários tipos que atuam como terceirizados em várias áreas, da comunicação empresarial à informática, de consultoria ambiental ao serviço de refeições. Antes de se tornar algo comum, a terceirização foi alvo de várias criticas. A principal é que os trabalhadores estavam perdendo seus direitos. Pelo entender jurídico, no entanto a terceirização deve manter os direitos dos trabalhadores que, no caso do Brasil, são os direitos da CLT. Não é possível, no entanto saber se o mercado informal cresceu com essas mudanças.

A terceirização traz como conseqüência positiva, a desburocratização, alivia a estrutura organizacional, proporciona melhor qualidade na prestação de serviços, contribui para a melhoria final, traz mais especialização na prestação de serviços, proporciona eficácia empresarial. Também aumenta a flexibilidade das empresas,proporciona mais agilidade decisória e administrativa, simplifica a organização, incrementa a produtividade, e tem também, como outra de suas conseqüências à economia de recursos humanos, materiais, instrumental, de equipamentos econômicos.

A terceirização faz com que as empresas fiquem mais competitivas, vez que se concentram totalmente na sua atividade-fim(core business). Com isto, a empresa consegue arredondar suas operações e ajustá-las a suas reais necessidades, cortando suas “gorduras” e respondendo mais rapidamente às necessidades do mercado. Neste momento a empresa deixa de impor seu produto ou serviço, para voltar-se ao cliente.

2.3 TERCEIRIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA

Os serviços terceirizados pode ser prestados internamente-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com