Conceitos essenciais da Administração
Artigo: Conceitos essenciais da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabriela.s • 15/11/2013 • Artigo • 751 Palavras (4 Páginas) • 414 Visualizações
As Teorias da Administração ganham força e reconhecimento a partir do início século XX, pós-revolução industrial. Antes, as organizações possuíam métodos e normas próprias, atreladas a estruturas rudimentares e arcaicas, onde não era possível obter a máxima eficiência e eficácia produtiva.
Com o advento da revolução industrial em meados do século XIX, as organizações passaram a se preocupar com sua capacidade produtiva e, principalmente, em como aumentar e melhor aproveitar essa capacidade. As organizações passam a explorar técnicas administrativas com o intuito de melhor conhecer suas próprias estruturas e realizar alterações onde fossem necessárias a fim de buscar a excelência do seu processo produtivo.
Assim surgem as Teorias da Administração que abordam temas administrativos distintos, mas que se complementam no objetivo de tornar as organizações mais eficientes e eficazes em seus processos produtivos.
Entre os principais pensadores e estudiosos do assunto podemos citar Frederick W. Taylor, Jules Henri Fayol, Henry Ford, Max Weber e Peter Drucker, que fazem parte do grupo dos grandes responsáveis pelo entendimento moderno sobre administração, inspirando atitudes e ações que formam aas principais práticas administrativas da atualidade.
2. DESENVOLVIMENTO
Conceitos essenciais da Administração
Com o surgimento das Teorias Administrativas surgiram alguns conceito essenciais da Administração, sendo eles:
• Aprendizagem organizacional: é o desenvolvimento contínuo de estratégias e de procedimentos, para que se atinja melhores resultados contando com a participação efetiva das pessoas no processo de aquisição e disseminação de conhecimento, fato esse que se relaciona diretamente à questão do desenvolvimento de habilidades e atitudes (BITENCOURT, 2001).
• Gestão de Conhecimento: é um tema que tem crescido consideravelmente, na última década, pelo interesse das organizações em administrar o seu maior bem intangível, o conhecimento. Segundo Guevara et al (1998) apud Rosini e Palmisano (2003) conhecimento “é o acúmulo de experiência, prática e as reflexões sobre elas (de explicações e teorizações) é definido por conhecimento de um indivíduo, de uma comunidade, de uma cultura, das civilizações e da humanidade.”
• Capital Intelectual: é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ele é intangível e constitui a matéria intelectual, conhecimento, informação e propriedade, ele equivale à capacidade, conhecimento, habilidade, experiência própria de cada indivíduo, que são utilizadas na organização para agregar valor. O capital intelectual é composto por capital interno, externo e capital humano. (CHIAVENATO, 2004)
• Empresas: Pode ser definida como uma organização não governamental que cumpre legislação ou leis jurídicas. Organização é um sistema de recursos que procuram realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Além de objetivos e recursos, as organizações tem outros componentes importantes, como processo de transformação, cultura, tecnologia e divisão de trabalho. (MAXIMIANO, 2012)
• Administrador: profissional responsável pelo planejamento de toda a estratégia e pelo gerenciamento de uma organização. (MAXIMIANO, 2012)
• Ambiente: se referindo no âmbito empresarial temos dois o interno que são as forças,
...