Custos Logísticos
Por: crisejonas • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.512 Palavras (11 Páginas) • 253 Visualizações
SUMARIO
Introdução ................................................................................................................. 04
Custos Logísticos ...................................................................................................... 06
Custos Logísticos No Transporte E Seus Diversos Modais ..................................... 07
Modo Rodoviário ..................................................................................................... 08
Modo Ferroviário ..................................................................................................... 08
Modo Aeroviário ..................................................................................................... 08
Modo Dutoviário ..................................................................................................... 09
Modo Aquaviário .................................................................................................... 09
Intermodais E Multimodais .................................................................................... 10
Papel Das Embalagens Na Logística ...................................................................... 11
Resumo
Na era dos mercados competitivos e globalizados, o aspecto custo vem cada vez mais assumindo importância significativa na busca frenética das empresas por maior eficiência e produtividade. Porém, ao objetivarem a redução de custos, as empresas só percebem o custo do produto e não dimensionam os custos relacionados à Logística. O Custo Logístico é a somatória dos custos de transporte, custos de armazenagem e custo de manutenção de estoque.
A carência de informações sobre custos logísticos no Brasil torna frequente a utilização de dados defasados. O grande problema é que estes dados não necessariamente representam a nossa atual realidade, tornando difícil, entre outras coisas, a comparação com outros países. Além de tudo, a falta de um histórico acaba inviabilizando a análise da evolução do nosso custo logístico.
Os custos logísticos representam um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico. É de suma importância para a empresa saber identificar e mensurar esse tipo de custo.
No Brasil os grandes empecilhos à produtividade e à consequente redução de custos logísticos estão na infraestrutura do país, principalmente de transportes, portuária e alfandegária, e os impostos em cascata, que inviabilizam muitas soluções logísticas. O transporte, de forma geral, pode ser definido como o movimento de pessoas e mercadorias de acordo com as necessidades da sociedade ou do universo empresarial e segundo os meios de que se disponha. Também se devem considerar três aspectos insubstituíveis e altamente inter-relacionados, como são os meios de transporte de pessoas, de mercadorias e o meio ambiente em que se desenvolvem.
As necessidades de uma infraestrutura mínima para termos serviços de qualidade é um fator importante na hora de uma empresa brasileira ascender ao mercado externo por meio da internacionalização dos serviços logísticos, pois nem todos os negócios têm condição de suportar os custos da gestão logística. Na internacionalização de processos logísticos, muitas empresas já estão preparadas para o atendimento as necessidades dos exportadores e importadores, porém existem elementos na rede logística dificultando negociações internacionais.
Introdução
O objetivo desse trabalho é conhecer de forma mais apurada as necessidades de identificar os custos relacionados à logística na extensão de sua esfera (distribuição física, movimentação de cargas, planejamento de operações físicas nacionais, logística dos transportes nacionais etc.). Apresentando o gerenciamento de fluxos de mercadorias desde o ponto de origem ao ponto de consumo, mostrando o amplo mercado de atuação, seja nacional ou internacional, porém, sem abrir mão da qualidade nos serviços de coleta e entrega e as responsabilidades em cada etapa.
Custos Logísticos
Os custos logísticos são os custos de planejar, programar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Desta forma, devem-se considerar os custos logísticos como aqueles que incorrem durante todo o fluxo de materiais e bens, o que engloba desde o ponto de fabricação até a entrega ao cliente. Como atualmente as empresas trabalham em cadeias, conhecendo seus custos logísticos estas podem estabelecer metas para reduzir e repassar os ganhos para uma cadeia como um todo. Assim, outras empresas que fazem parte da cadeia têm condições de absorverem novas práticas, reduzindo também seus custos logísticos, contribuindo desta forma para a competitividade da cadeia.
Custos logísticos são todos os custos relacionados com o processo logístico de uma empresa, dentre eles os mais preocupantes: armazenagem e a distribuição. Estes dois se destacam devido a sua grande importância na efetividade da empresa caso sejam bem desenvolvidas, buscando sempre reduzir custos e melhoria na qualidade de produtos e serviços prestados.
A gestão empresarial tem seu foco nos processos da empresa, onde os processos são compostos por um conjunto de subprocessos, atividades e tarefas que se inter-relacionam no intuito de agregar um maior valor para seus produtos e satisfazer as necessidades de seus clientes.
A logística é composta por três processos básicos: Abastecimento (obtenção de materiais e componentes), Planta (suporte a manufatura) e Distribuição (entrega do produto ao cliente, incluindo as atividades relacionadas ao pós-venda).
Como subprocessos podemos citar a Armazenagem e o transporte, e nestes, como atividades, respectivamente acondicionar e movimentar materiais, bem como carregar um caminhão.
O subprocesso de Armazenagem exerce as atividades de colocar os materiais e componentes a disposição da produção ou distribuição, usando técnicas de estocagem, transporte e fluxo de informações. Uma de suas maiores dificuldades é conseguir manter de forma eficiente e eficaz o estoque e a distribuição de seus produtos, para que o custo não se eleve e traga prejuízos para a empresa.
...