Custos de terceirização de serviços logísticos
Por: juninhumengu • 8/12/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 337 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
2.2 Custos de terceirização de serviços logísticos
A terceirização é a contratação de uma empresa especializada para executar um ou mais serviços em determinada atividade-meio da Empresa. Possibilitando consideráveis melhorias de qualidade, redução de custos, agilidade e flexibilidade na operação, tornando assim mais competitiva no mercado. (MEIRELES; 2008)
No Brasil, a terceirização se começou a se tornar mais frequente nas Empresas nos anos 90. Os principais objetivos eram a redução de custos e foco na atividade fim da organização. A visão das empresas sobre a terceirização foi se tornando mais ampla. A melhoria de qualidade dos serviços, obtenção de especialização com tecnologia, principalmente, são as vertentes que também foram sendo consideradas visando ao incremento da competitividade pelo aumento da produtividade no mercado exigente e dinâmico à qualidade dos produtos. (NETO; et al, 2012)
Para Bolumole (2001) e Jaafar e Rafiq (2005), as motivações e razões para uma empresa terceirizar os serviços de logística e as possíveis razões por que eles elas decidem por um parceiro:
o Concentrar esforços em seu próprio negócio e ganhar novos mercados;
o Redução (reduzir) dos custos logísticos e evitar investimentos em ativos que não estão relacionados com o negócio da empresa;
o Ter uma cadeia de suprimentos complexa devido a uma base de fornecedores fragmentada;
o Aumentar a recuperação de produto (logística reversa);
o Coordenar as atividades logísticas em um contexto mais amplo;
o Melhorar e controlar a qualidade dos serviços de logística e suas atividades;
o Ter mais flexibilidade e eficiência nas operações logísticas;
o Ter acesso às novas tecnologias e conhecimento logístico.
Quando pelo menos um dos quatros principais motivos de se terceirizar, citados anteriormente, não estiverem funcionando adequadamente e de alguma forma estiverem afetando a atividade da operação, tem se a necessidade de retornar a gestão e execução dos serviços para a própria empresa, ou seja, a primarização. (VIVALDINI; 2015)
Quando a empresa decide terceirizar uma atividade algumas mudanças devem ocorrer na organização como eliminar tarefas antigas e acrescentar tarefas novas, como por exemplo, recebimento e verificação dos serviços executados pelo terceirizado. A reorganização do processo é necessária para que a atividade seja plenamente exercida com qualidade. (PROCHNIK, 2001)
...