DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA
Por: osvaldoshelton • 8/10/2019 • Projeto de pesquisa • 4.538 Palavras (19 Páginas) • 311 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO
LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA
TEMA:
Controlo Interno e o Seu Contributo na Continuidade das Empresas Privadas: Caso Biriu Cópias no Período de 2015 a 2018
Jorge Augusto Rachide
Código:
Pemba, Agosto de 2019
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO
LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA
Controlo Interno e o Seu Contributo na Continuidade das Empresas Privadas: Caso Biriu Cópias no Período de 2015 a 2018.
.
[pic 1]
O Candidato O Supervisor
_____________________ _____________________
Pemba, Agosto de 2019
Índice
1.0. Introdução 1
1.1. Problematização 1
1.2. Hipóteses 2
1.3. Objectivos da pesquisa 2
1.3.1. Objectivo Geral 2
1.3.2. Objectivos específicos 3
1.4. Justificativa 3
2.0. Revisão da literatura 4
3.0. Metodologia 12
3.1. População e amostra 13
3.2. Tipos e Selecção dos Elementos da Amostra 13
3.2.1. Tratamento de Dados 13
3.3. Orçamento 14
3.4. Cronograma de Actividade 14
Referências bibliográficas 15
Anexo 16
Introdução
O controlo interno constitui uma ferramenta chave da auditoria interna e tem como finalidade auxiliar os gestores e colaboradores no alcance da eficiência e eficácia de recursos e qualidade das operações garantindo a consecução dos objectivos traçados.
Quando aplicado e executado de forma contínua dentro de uma organização, supõe-se que este possa constituir um elemento pertinente ao processo de gestão não só a nível preventivo, mas também busca trazer elementos que viabilizem outra função importante do controlo interno para a gestão organizacional.
Considerando os aspectos acima mencionados, esta pesquisa busca discutir aspectos conceituais sobre o controlo interno, assim como avaliar o contributo do mesmo na continuidade da empresa Biriu cópias. Para o efeito, o trabalho será composto por três (3) capítulos cujo primeiro compõe a introdução, justificativa, contextualização e problema de estudo, hipóteses, objectivo e delimitação da pesquisa. O segundo capítulo fará-se uma revisão da literatura, abordando alguns aspectos relacionados com Controlo Interno, tais como a sua definição, os diferentes tipos de controlo interno, factores que influenciam o controlo interno, componentes do sistema de controlo interno assim como as características deste sistema. No terceiro capítulo apresentará-se a metodologia que será usada no trabalho.
Delimitação do tema
Este trabalho focar-se-á a no controlo interno (auditoria interna). A pesquisa se restringe ao sector privado desenvolvido a partir de um estudo de caso Biriu cópias no período correspondente a quatro anos, entre 2015-2018.
- Problematização
A globalização e as mudanças que ocorrem no mundo dos negócios têm levado os empresários a buscarem alternativas que verifiquem os resultados de suas acções. Torna-se necessário, cada vez mais, informações que auxiliem os gestores em suas tomadas de decisões. Para que possam ter informações fidedignas e controle do que ocorrem em todos os sectores da empresa é preciso que as organizações disponham de um sistema de controle interno bastante eficaz a fim de salvaguardar os activos e verificar a exactidão e fidelidades dos dados contábeis.
A administração de uma empresa contempla as etapas de planeamento, execução e controle, os gestores buscam alcançar os melhores resultados, a eficiência e eficácia dos negócios, garantindo o sucesso e a continuidade da organização. A utilização de um sistema de controle interno facilita a execução dessas etapas, sua implantação deve ser em conformidade com os resultados pretendidos a partir dos objectivos, metas, planos, políticas, organogramas e actividades planejadas.
A busca pelo progresso e eficiência na aplicação dos recursos, levam os responsáveis pela gestão empresarial tomarem decisões embaçadas em informações consistentes, a necessidade de conseguirem informações actualizadas, com projecções do futuro e ao mesmo tempo de fácil entendimento. Assim, observa-se que o controle interno tem uma grande relevância para o sucesso de qualquer empreendimento, uma vez que ele contribui para a redução de fatos indesejáveis que podem vir ocorrer na organização, o controle proporciona segurança para a administração a fim de que seus objectivos e metas estabelecidos sejam atingidos. Neste contexto o presente trabalho se dispõe a responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições que o controle interno pode oferecer à gestão da empresa Biriu cópias?
Hipóteses
H0 - A implantação do controle interno contribuirá com a identificação, prevenção e correcção de perdas que venha a comprometer a empresa.
H1 - O controle interno não é uma ferramenta que entre suas várias funções, destacam-se as de proteger os activos da empresa e salvaguardar seus interesses.
H2 - Um sistema eficiente de controle interno quando bem aplicado, tende a harmonizar o processo de gestão, pois serve como um suporte estratégico para as decisões gerenciais.
Objectivos da pesquisa
Objectivo Geral
- Avaliar de que forma o controlo interno tem contribuído na continuidade das empresas, Caso Biriu cópias.
Objectivos específicos
- Identificar o papel que os auditores internos desempenham no processo da examinação das empresas;
- Avaliar as implicacoes reais e potenciais de não houver controlo interno na empresa;
- Analisar o impacto que advém na tomada de decisões com, e sem ajuda dos Sistemas de controlo interno.
- Justificativa
Este presente trabalho se justifica pela necessidade dos gestores terem um suporte eficiente que os auxiliem nas tomadas de decisões, também contribuirá para uma ampliação dos conhecimentos sobre o tema facilitando para os profissionais da área contábil, para futuros académicos e outros, no desenvolvimento e dos trabalhos. Nas empresas, em seus diversos segmentos, ocorrem vários tipos de problemas internos, tendo como consequência perdas/falência à empresa, porém, o gestor sozinho não consegue ter um controle total sobre todos os departamentos, e o controle interno tem esse papel, ou seja, dar um suporte eficaz, trazendo a clareza e a veracidade das informações, mas para que o processo seja realmente efectivo, todos os colaboradores devem cooperar na questão de colocá-los em prática. O controle interno se aplica à todos os sectores da empresa, e tem muito a contribuir no desenvolvimento correcto das actividades a fim de que a empresa caminhe de forma segura e correcta.
...