DESAFIO PROFISSIONAL CIENCIAS SOCIAIS
Por: gesa.michelle • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.632 Palavras (11 Páginas) • 446 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANDERSON ALVES MOTA: 9650537190
CLESIANE COSTA DOS SANTOS: 8765117796
GÊSA MICHELE MOREIRA DA SILVA: 1299386711
UESLEI OLIVEIRA BELFORT: 9420562749
VONEIDE SOUZA SILVA ALVES: 8527982826
Introdução às Ciências Sociais, Teoria da Contabilidade e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Ciências Sociais”, “Teoria da Contabilidade” e “Responsabilidade Social e Meio Ambiente” sob orientação do Tutor EAD Carlos Junior.
Juazeiro/BA
Outubro/2014
Introdução
Esse trabalho tem como finalidade apresentar a necessidade por mudanças das práticas executadas pela sociedade para com o nosso meio ambiente, dando ênfase ao setor de construção civil e os danos causados ao meio, por esta, bem como possíveis soluções para essa problemática.
O crescimento desordenado da população e o mau uso dos nossos recursos naturais causaram vários impactos ambientais, sociais e econômicos ao longo dos anos na nossa sociedade, como inúmeros desequilíbrios ambientais como aquecimento global, o degelo das calotas polares, o efeito estufa, extinção de espécies da fauna e flora e poluição do ar, mananciais, solo, entre tantos outros. Quanto à deposição impropria dos resíduos, especialmente da construção civil, além de comprometer a paisagem local, também pode vir a atrapalhar o trafego de pedestres e de veículos, entupir a drenagem urbana, acarretando em enchentes e provocar assoreamento de rios ou lagos.
A fim de minimizar tais impactos foram desenvolvidas medidas afim de buscar as melhores soluções para um desenvolvimento sustentável ou seja um desenvolvimento sem que o meio ambiente seja violentado e degradado pelas ações dos homens.
Desenvolvimento
Sabe-se que a Indústria da construção civil e um dos maiores setores da economia, e consequentemente é um dos principais responsáveis pela transformação do ambiente natural em meio construído, adequado ao desenvolvimento das mais diversas atividades.
A indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais, o setor é entre todas as atividades naturais o maior gerador de resíduos, de tudo que é extraído da natureza poucas coisas são realmente consumidas, percebe-se que o volume de resíduos gerado por esse setor como entulho de construção e demolição, chega a ser duas vezes maior que o lixo sólido urbano.
A produção de matérias de construção é ainda responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa.
Os impactos ambientais na construção civil podem ocorrer durante o desenvolvimento da obra e principalmente depois que a obra estiver pronta, se não forem adotadas praticas ecológicas na construção, a casa, apartamento ou outro poderá consumir muito como, por exemplo, a água e energia elétrica.
Sendo assim é necessário compreender a necessidade de uma gestão ambiental a partir da consciência da dimensão que os impactos do setor da construção civil causam ao meio ambiente.
Sustentabilidade econômica
A sustentabilidade econômica esta diretamente correlacionada com uma gestão eficiente dos recursos como um todo, focando em primeiro plano, um empreendedorismo que não tenha um custo excessivo e que gere um retorno rápido. Além disso, também contam como fatores essenciais: a boa gestação de recursos naturais, principalmente no tocante a geração de energia, fazendo substituição por fontes renováveis.
Porem um dos grandes problemas enfrentados para a implantação dos conceitos de sustentabilidade econômica no seio das produções comerciais e financeiras dos países em desenvolvimento são as suas cautelas com as mudanças dos usos energéticos e com investimentos, que no primeiro momento podem apresentar certo risco econômico. Entretanto é importante ressaltar que a sustentabilidade econômica é base de uma sociedade estável e mais justa, além disso, ela viabiliza o desenvolvimento sustentável.
Contudo, tornam-se cada vez mais necessárias medidas politicas que viabilizem a implantação de uma economia sustentável e um futuro mais próspero para sociedade, visando tanto o presente, acentuando até mesmo mudanças não bruscas em todos os setores econômico-industriais, sem que com isso ocorra uma brusca mudança estrutural.
Algumas propostas de ações da L&Construções voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Econômica:
Título da Ação: Sustentabilidade Integrada.
Objetivo: Viabilização e integração do desenvolvimento sustentável.
Ação: Sistema de gerenciamento para plano de elaboração de planos diretores e políticas públicas.
Resultados Esperados:
Conseguir incentivos para recuperação de áreas degradadas, transformando em parques ecológicos, novas fontes de financiamento, atrair e capacitar à mão de obra, apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.
Objetivo: Disseminar o conceito de sustentabilidade.
Ação: Divulgar as ações de sustentabilidade pelos meios de comunicações, principalmente via internet.
Resultados esperados:
Mostrar por meio da rede mundial de comunicação, as ações sustentáveis que nossa empresa pratica e boas práticas sustentáveis, estudos, trocas de experiência e publicações de outras empresas colaboradoras de nossa visão de futuro e assim conscientizar a sociedade sobre o uso responsável dos recursos naturais.
Objetivo: Uso racional dos recursos e controle de perdas nos canteiros de obras.
Ação: Produzir material apenas na quantidade suficiente para o dia de trabalho, evitando desperdício, bem como manter o canteiro de obras limpo e organizado.
...