DIAGNOSTICO EMPRESARIAL
Por: JAQUECOLZANI • 4/6/2017 • Trabalho acadêmico • 6.745 Palavras (27 Páginas) • 4.779 Visualizações
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: SUBLIART
Jaqueline Colzani
Jessica Schwamberger
Mayara Priscila de Souza Fantoni
Tutora Externa: Nadia de Sousa Leonardo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais EMD 0550 – Seminário Interdisciplinar IV
28/11/2016
- INTRODUÇÃO
A empresa SubliArt, que está registrada com a razão social Leandro Fantoni ME, deu seus primeiros passos no início de 2012, inscrita como uma empresa do MEI (Micro Empreendedor Individual), com apenas um funcionário, o proprietário Leandro Fantoni. Entrou no mercado com a intenção de atender as confecções da região, com o fornecimento de transfer sublimático em folhas, instalando-se inicialmente, em uma das salas da casa do proprietário.
Com o aumento da demanda, sentiu-se a necessidade de investimento em novos equipamentos, mais rápidos e que somassem mais qualidade ao produto oferecido. Percebendo a indispensabilidade de ampliação, em maio de 2013 a empresa mudou-se para suas novas instalações, um galpão de 300 m², na Rua Paulo Berti, 260 – Bairro Bateias – Gaspar – SC, onde está localizada atualmente. Para suprir as demandas da empresa, também foi preciso a contratação de novos funcionários, descaracterizando assim, a situação tributária como MEI, e passando a trabalhar de acordo com o Simples Nacional.
No final de 2014, a SubliArt, além de fornecer as folhas de transfer sublimático, também começou a oferecer a mão de obra de aplicação do transfer em peças, que consiste em, aplicar a folha ao tecido através de uma prensa térmica. Agora em outubro de 2016, a empresa começou a disponibilizar mais uma opção de serviço, a aplicação de transfer na malha em rolo. Tornando-se assim, uma empresa mais completa em seu ramo, e podendo oferecer, cada vez mais, um produto com maior qualidade. Hoje a empresa conta com seis funcionários, que trabalham no turno geral e exercem as funções de operador de máquina, auxiliar geral e auxiliar administrativo, o proprietário é quem administra toda área de produção e desenvolvimento.
Sua Missão, Visão e Valores, são as seguintes:
- Missão
Oferecer sublimação de alta qualidade e preço justo, para manter junto aos nossos clientes uma relação de confiança e fidelidade. Procurando sempre nos manter atualizados e trabalhando de forma motivada. E acima de tudo, valorizando e praticando a sustentabilidade que nosso ramo nos proporciona.
- Visão
Ser uma empresa referência no ramo da sublimação, reconhecida pela agilidade e modernidade no fornecimento de insumos, e mão de obra especializada.
- Valores
- Qualidade
- Comprometimento
- Melhoria Contínua
- Trabalho em Equipe
- Ética e Respeito
A organização é pequena, porém, com um grande potencial para expandir, pois está localizada no coração do polo têxtil de Santa Catarina, e isso facilita o contato e as negociações com o seu mercado alvo.
Por ser uma empresa de pequeno porte, a empresa tem apenas um funcionário responsável, conjuntamente, pelas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Financeira.
As atividades na área de Recursos Humanos consistem em, organizar as folhas de pagamento, férias e afins, fazer admissão e demissão de funcionários e todos os trâmites necessários para esta ação. Também é de responsabilidade dessa área, o estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.
A área de Marketing hoje, basicamente, tem como suas funções, a publicação de produtos e serviços através das redes sociais, o contato com novos clientes através de telefonemas e e-mails, também a divulgação com anúncios em sites de procura, direcionados ao ramo têxtil.
O controle da parte Financeira da empresa é todo feito manualmente, desde o monitoramento de entradas e saídas, fluxo de caixa, até a emissão de boletos e a administração das contas bancárias. Também é de competência desse setor, a parte de contas a pagar e receber, e a análise de crédito de novos clientes e negociações de prazos e pagamentos.
O setor de Produção e Logística é administrado, principalmente, pelo proprietário da empresa. É ele quem faz todas as programações de produção, previsão de datas de entrega de produtos, e coletas de mercadoria industrializadas e também é responsável por comunicar aos clientes essas informações.
A área de produção hoje possui quatro funcionários, estes são responsáveis pela industrialização de mercadoria, embalagem e encaixotamento de produtos acabados, e reabastecimento de suprimentos e operação de maquinários. Com uma média de produção de 1.000 peças/dia.
A organização trabalha com produtos exclusivos para cada cliente, por esse motivo mantém apenas estoque de matéria prima, e em pequenas quantidades. Esse por sua vez também é controlado pelo proprietário, que faz as compras conforme a entrada de pedidos, pois considera que assim tem um maior controle do estoque.
RELATÓRIO DESCRITIVO
QUADRO 01: PONTOS A VERIFICAR
| |
Pontos fortes: Verificou-se que mesmo se tratando de uma empresa pequena, tem projetos de melhorias em todas as áreas especialmente na área de Recursos Humanos. (1*) Percebeu-se também que a empresa preza no cumprimento da CLT e também acordos e convenções sindicais, bem como nos pagamentos por ela impostos. (4 e 5*) Além de dar aos seus colaboradores a oportunidade de opinião, fazendo assim com que eles se motivem e também faz com que a empresa consiga obter novas ideias para futuros projetos. (6 e 8*) | Pontos fracos: Notou-se que a empresa não utiliza nenhum meio para recrutamento e seleção. (2*). Os colaboradores recém-contratados começam em funções básicas e conforme vão evoluindo com o tempo irão ocupando cargos melhores, sendo assim nenhum deles trás a empresa experiências anteriores. (9*) Os funcionários não possuem o seu desempenho avaliado (12*) |
FONTE: ELABORADO PELAS AUTORAS.
...