Deasafio Profissional Tecnosampa
Por: Adriana Oliveira • 21/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.698 Palavras (15 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: Administração 6º Semestre
NOME | |
RA |
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Competências profissionais; Gestão de projetos; Administração de micro e pequenas empresas; Administração mercadológica; Ética e relações humanas no trabalho.
Tutora EAD: Edrieno Santos
CAMPINAS/SP
Maio de 2018
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: Administração 6º Semestre
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Competências profissionais; Gestão de projetos; Administração de micro e pequenas empresas; Administração mercadológica; Ética e relações humanas no trabalho.
Tutora EAD: Edrieno Santos
Desafio profissional - apresentado à anhanguera educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras: competências profissionais; gestão de projetos; administração de micro e pequenas empresas; administração mercadológica; ética e relações humanas no trabalho.
Tutora a Distância: Edrieno Santos
CAMPINAS/SP
Maio de 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
DESENVOLVIMENTO5
Passo 1 – Organização Do Contexto5
Passo 2 – Competências Profissionais8
Passo 3 – Gestão de Projetos10
Passo 4 – Ética e Relações Humanas12
CONSIDERAÇÕES FINAIS16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS17
INTRODUÇÃO
Com relação a projetos, com a finalidade de não ter problemas com a fiscalização e a auditoria existe após o encerramento de cada etapa a cobrança dos indícios. Neste cenário, podem acontecer propostas de encobrimento de erros e falhas em trocas em vantagens.
Aconteceu algo similar ao descrito acima na empresa Tecnosampa. O gerente de projetos Silvio Becker, se encontra em uma situação de conflito ético quando da execução de suas atividades laborais com projetos que são altamente lucrativos e que garantem a empregabilidade de seus 100 empregados no Brasil, porém conta com uma parte “negra”, onde evidências precisam ser mascaradas para poderem parecer lícitas e continuarem a operacionalização das atividades.
A Tecnosampa tem um contrato bastante significativo com a cliente alemã Steinadler, de onde vem boa parte dos lucros que mantêm a empresa brasileira atualmente. Todavia, justamente este contrato seria aquele em que são criadas falsas evidencias de execução de projeto para encobrir falhas, e esta tarefa já se tornou rotineira, gerando desconforto ao gerente Silvio, que sempre procurou executar os projetos da Steinadler corretamente, entretanto, nesta prestação de serviços em especifico, o mesmo enfrentara diariamente uma angustia pessoal, pois se sentia obrigado a executar atividades as quais acreditava que não eram eticamente corretas.
Desta forma, o presente trabalho que segue consiste em analisar o caso “Ética em Gestão de Projetos” destacando seus desdobramentos no que diz respeito às discussões envolvendo a gestão de projetos, competências profissionais, relações entre empresas e aspectos éticos e humanos no trabalho.
.
DESENVOLVIMENTO
Passo 01 – Organização do contexto
Sobre as empresas e suas principais características?
As empresas que participaram do contexto foram a Steinadler e Tecnosampa:
A Tecnosampa é uma empresa brasileira média com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, oferecendo ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. De 2009 a 2014, faturou, em média, em torno de R$ 7 milhões/ano. Em sua carteira de clientes, encontram-se empresas da área privada e também órgãos públicos.
A Steinadler, por sua vez, é uma grande indústria química multinacional, com sede na Alemanha, com 45 anos de existência e filial espalhadas em todos os continentes. Seu faturamento anual gira em torno de € 300 milhões/ano, com um considerável portfólio de produtos e serviços. Sua especialização é no ramo de tintas e solventes.
Sobre as personagens envolvidas:
Quais as pessoas envolvidas?
As personagens envolvidas eram Silvio o gerente de projetos da Tecnosampa, o senhor Nogueira o presidente da Tecnosampa, Ferreira o vice-presidente e técnico da Tecnosampa, o senhor Pereira vice-presidente comercial da Tecnosampa e Oliveira o gerente de projetos da Steinadler.
Quem é o protagonista?
Silvio era o gerente de projetos responsável pela condução dos projetos da Steinadler, representando a Tecnosampa.
Organograma da Empresa
[pic 3]
Quais os seus pontos fortes e fracos?
Os pontos fracos da Tecnosampa, conforme Silvio estava em acobertar a falta de capacitação de gestão de Oliveira, por entender que o vínculo de Oliveira como pessoa focal nessa parceria era fundamental para a perenidade da relação. Silvio também registrou outro agravante: a falta de disponibilidade de Oliveira para se dedicar aos projetos era cada vez maior. Oliveira centralizava todas as decisões sobre as especificações dos projetos, o que acarretava atrasos significativos no andamento operacional da Tecnosampa. Oliveira criticava fortemente essas normas e regras da TI da matriz, por considerá-las resultado de uma adaptação caseira de normas da área química. Os executivos da TI da matriz eram graduados na década de 1980, com uma visão desatualizada dos processos e tendências de metodologias de desenvolvimento de sistemas.
Os pontos fracos da Steinadler eram que não estavam bem no quesito da tecnologia por isso decidiram contratar a Tecnosampa para fazerem a tropicalização dos sistemas de informação da matriz.
Os pontos fortes da Tecnosampa ela possui um bom reconhecimento no mercado de tecnologia, eles são inovadores, e tem compromisso de entrega.
Os pontos fortes da Steinadler era uma empresa de grande porte sua especialização era o ramo das tintas e solventes (domésticos e industriais) e se orgulhava de ter conquistado o primeiro lugar no mercado mundial para seu produto tintas industrial eles eram muitos bons no que faziam.
...