Desafio profissional - gestão pública - desafio da gravadora
Por: eraldo lima • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.306 Palavras (10 Páginas) • 510 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO JOANA ANGELICA
ERALDO LIMA DA SILVA
RA: 1900225104
DESAFIO PROFISSIONAL:
TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SALVADOR – BA
2015
Sumário
Introdução
Negociar é uma constante em qualquer momento da vida, e deve agradar ambas as partes. O Desafio profissional abaixo exposto nos dá a dimensão do que é uma Negociação, “um jogo” de inúmeras nuances, onde a flexibilidade, a inovação, a persuasão, o planejamento, o saber ouvir são armas poderosas para quem as sabe manipular. Nesta negociação temos de um lado o Sr. Jorge Andrade, representante da Gravadora Eldorado, homem experiente na gestão de conflitos, caráter afável, sabedor da qualidade do “saber ouvir”. O Sr. Carlos Henrique, representante da Associação de Moradores do Bairro de Lajedo, na cidade de Vargem Grande de São Paulo/SP , por, outro lado
mostra-se ser uma pessoa inflexível, focados em seus interesses, e com idéias pré-fixadas.
Apesar de cada um dos oponentes defenderem arduamente seus argumentos, que a princípios seriam diametralmente opostos.As arestas foram acertadas, e acordo foram firmados. Foi-se encontrando um “bom termo”, como tecnicamente os estudiosos dizem que é a “negociação ganha-ganha”
3
1. ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES VS GRAVADORA
1.1 Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora:
Alegação: Pertubação da ordem pública
Argumentos: Barulho, Segurança e Infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade sendo que a maioria são pessoas da 3ª idade.
1.2 Perfil do Negociador – A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES DOS NEGOCIADORES, SEGUNDO JUNG
Conforme Carl Gustav Jung (1875-1961). Fundador da Psicologia Analítica. Para ele na “Negociação”, o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros com quais se relaciona. O método de Jung, resume a 4 estilos:
a) Estilo Restritivo:
É um estilo egoísta, só se preocupa com seus interesses, controlador,
b) Estilo Confrontador:
Trabalha em colaboração, busca a equidade e a justiça na negociação. c) Estilo Ardiloso:
Não confiável , sabotador, apega-se as exceções, evita o confronto.
d) Estilo Amigável:
Tem como qualidades, a paciência, e a cordialidade. Procura sempre um “bom termo”, geralmente suas negociações são do tipo “ganha-ganha”.
Pelos estilos acima citados podemos observar que O Representante da Gravadora Eldorado, O Sr. Jorge Andrade, é um negociador que faz mais um estilo amigável, e, por algumas vezes o estilo confrontador. onde procura com toda clareza, cordialidade, e paciência expor seus pontos de vista.Mas também procura a equidade e justiça nas suas negociações O mesmo enfoca que A GRAVADORA ELDORADO vem se instalar na cidade de Vargem Grande Paulista/SP, no bairro de Lajedo em detrimento de outras 3 localidades pesquisadas
pela empresa, mas que pela localização, clima, e proximidades de colaboradores como fornecedores de obra-prima, mão de obra disponível, devido as proximidades de uma universidade estadual, onde se ministra o estudo da música, fator este de grande influência para a escolha do local. O Sr. Jorge salienta que já foi aprovado pela Prefeitura de Vargem Grande Paulista a instalação da gravadora, sendo que para a respectiva aprovação, são analisadas vários estudos como: impacto do meio ambiente, logístico, inclusive o acústico. E que a anulação da implantação da gravadora causaria perdas quase insanáveis, já que tem colaboradores já contratados e outros, se preparando para o pleno funcionamento da gravadora. Ressaltou também que A ELDORADO, existe a 12 anos, são 3 estúdios no Brasil, 1 na Argentina, e a intenção de um futuro bem próximo inaugurar um estúdio em um país europeu. E que nenhum das localidades a Empresa sofreu algum tipo de hostilidade, e que tem sim uma harmonização nas localidades onde a gravadora funciona.
Por outro lado O representante da Associação de Moradores do bairro de Lajeto, mostrou-se a princípio bastante Restritivo, não solicito, agindo em prol de seu interesses e da respectiva
associação. Após as argumentações do Sr. Jorge Andrade, o Sr. Carlos Henrique, torna-se mais refletivo, se mostrando Confrontador, cooperando com as negociações, se mostrando mais interessado a ouvir o oponente, averiguando de forma mais lúcida a situação em questão. O mesmo enfatiza que não pode fazer concessões com relação a segurança e com relação a questão da poluição sonora. Já que a maioria dos moradores são da 3ª idade. 5
3. – ANÁLISE DA SITUAÇÃO:
Sob alegação da manutenção da Ordem, da tranquilidade, da segurança. A associação de moradores de Lajedo, na Vargem Grande Paulista tenta embargar as instalações da GRAVADORA ELDORADO. A Gravadora após algumas análises crê que no bairro de Lagedo seria o melhor local para sua instalação.
3.1 - Planejamento:
Segundo o Sr.Jorge Andrade, o objetivo principal da ELDORADO, é ter a mais notabilidade possível a princípio no mercado nacional, e consolidar de forma mais sólida no estado de São Paulo, onde pretende investir na música regional com aquisição de novos talentos. Para o Sr. Jorge a comunidade só tem a ganhar com a instalação da gravadora pois geraria algumas melhorias como empregos diretos e indiretos, traria certamente outras empresas, e arrecadação de impostos, turismo. Gerando assim mais comodidade, pois por exemplo o bairro não possui supermercados, nem agências lotéricas, nem bancarias.
...