Descarte de Lixo Eletronico
Por: adailtonba2 • 6/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 2.293 Visualizações
[pic 1]
LOGISTICA
ADAILTON BOMFIM DE ARAUJO
ALEX RODRIGO OLIVEIRA CRISTO
IRACILDO SILVA SANTOS
O DESCARTE E A CORRETA DESTINAÇÃO DO LIXO ELETRONICO
ILHÉUS
2014
ADAILTON BOMFIM DE ARAUJO
ALEX RODRIGO OLIVEIRA CRISTO
IRACILDO SOUZA SANTOS
O DESCARTE E A CORRETA DESTINAÇÃO DO LIXO ELETRONICO
Projeto apresentado a Prof.ª Fatima Queiroz como requisito para aprovação na disciplina Projeto Interdisciplinar II.
ILHÉUS
2014
1 INTRODUÇÃO
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Monitores, TVs, telefones (e suas baterias), câmeras, pilhas. Todos esses equipamentos constituem o lixo tecnológico que é dispensado diariamente. Devido ao grande crescimento da produção de eletroeletrônicos e a redução do tempo de vida deste material, o lixo eletroeletrônico tem aumentado nos últimos anos (FERREIRA, SILVA & GALDINO, 2010).
Segundo estudo realizado pela ABDI (Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial), o Brasil já estaria gerando cerca de 1 milhão de toneladas por ano. A projeção parte de 2013 (918 mil), projetando-se um pico na geração desses resíduos entre 2016 e 2017 (1,2 milhão de tonelada) (GROSSMAN, 2013). Por outro lado, a ONU mostra em seu relatório E-waste World Map que o Brasil aparece em destaque na América latina com uma média de 7 kg/ano por habitante. Em comparação, os EUA geraram em 2013 9,4 milhões de toneladas, ou 29,8kg por habitante. (SPITZCOVSKY, 2013).
Atualmente, o lixo eletrônico representa 5% de todo o lixo produzido no mundo (ONU, 2013). A presença desta categoria de resíduo no lixo urbano causa um adensamento da situação pela presença de metais pesados em sua composição, que podem além de contaminar o solo, contaminar as pessoas que manuseiam os resíduos sem os devidos cuidados (CELINSKI, T. M. et al, 2013).
Neste contexto observa-se que o descarte e a correta destinação do lixo eletrônico é muito importante para a preservação ambiental. Assim, o enforque deste projeto é apresentar propostas para a correta destinação do lixo eletrônico.
2 PROBLEMA
A maior parte dos equipamentos eletrônicos inutilizados atualmente são sumariamente descartados juntamente ao lixo comum. Dessa maneira, e pela sua composição de componentes químicos e metais pesados, altamente tóxicos e poluentes, são enviados para aterros sanitários comuns, não preparados para armazena-los. Fatalmente tais produtos irão se acumular pela cadeia alimentar e, cedo ou tarde, a população acabará consumindo alimentos ou agua contaminada. Ainda não se sabe o real alcance, mas é seguro presumir que o risco é considerável.
Mas o que é feito com o equipamento que será trocado? De quem é a obrigação pelo recolhimento e o que está sendo feito para responder esta questão?
2.1 HIPOTESE
- O lixo eletrônico também pode ser reciclado.
- A criação de pontos de coleta em lojas, shopping e indústrias é uma forma de recolhimento adequado. Implicaria numa espécie de armazenagem, mas facilmente remediável para os empresários.
- Acordos poderiam ser fechados entre fabricantes e varejo, estes últimos agindo como facilitadores do processo.
3 OBJETIVO GERAL
Apresentar propostas sobre o destino correto do lixo eletrônico na cidade de Ilhéus.
3.1 OBJETIVO ESPECIFICO
- Demonstrar que o lixo eletrônico pode ser reciclado segundo a politica nacional de resíduos sólidos.
- Sugerir a criação de pontos de coletas por meio de rede de empresas solidárias.
- Conscientizar a sociedade sobre as consequências do descarte incorreto dos aparelhos eletrônicos.
4 JUSTIFICATIVA
O lixo eletrônico quando descartado de forma incorreta, pode poluir o meio ambiente devido à concentração de substâncias tóxicas como mercúrio, berílio, chumbo, cádmio, dentre outros. Por falta de conhecimento, a população quando não descarta tais itens junto ao lixo doméstico, deposita os equipamentos em vias públicas.
[pic 2]
Fonte: Adailton Bomfim
[pic 3]
Fonte: http://www.g1cidade.com/2013/07/itapetinga-varios-computadores-da.html
5 REFERENCIAL TEÓRICO
5.1 Lixo Eletrônico
Com todo esse potencial de prejuízo ao ambiente e pessoas, o lixo eletrônico deve ter atenção e cuidados em seu descarte, tratamento e armazenamento.
Em seu artigo sobre o lixo eletrônico no mundo, Jessica Toothman disse:
As pessoas estão começando a debater seriamente os aspectos da poluição em termos de bioacumulação e biomagnificação. A bioacumulação acontece quando pessoas, plantas e animais geram níveis de substâncias tóxicas em seus corpos em velocidade superior à sua capacidade de descartá-las. A biomagnificação acontece quando níveis de toxinas crescentes se acumulam na cadeia alimentar. Por exemplo, o plâncton pode absorver traços de mercúrio. Os peixes que comem muito plâncton ingerem dose ainda mais insalubre e o problema prossegue com os pássaros ou com os seres humanos que comem peixes contaminados por mercúrio (2012)
...