Desenvolvimento Econômico Atividade de Autodesenvolvimento
Por: P.SANTOS06 • 29/10/2015 • Monografia • 1.828 Palavras (8 Páginas) • 306 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | Paloma Anastácio Perez dos Santos |
RA | 1299107341 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento. |
Relatório
Globalização
A globalização é um conjunto de transformações dos países do mundo em termos de economia, politica e cultural, no qual há uma interação entre países do mundo todo, onde são compartilhadas conceitos, costumes, culturas e posições políticos e econômicos que desde do final do século XX e vem trazendo claras mudanças no senário global.
Essa interação trouxe uma expansão capitalista, onde foi possível que as empresas iniciassem o processo de exportação e importação de produtos, assim proporcionando um aquecimento na economia. Cada vez mais as pessoas tiveram acesso a produtos de outros países e teve como consequência o aumento continuo do consumo.
Esse fenômeno que é a globalização surgiu após a Revolução industrial que trouxe um avanço tecnológico as empresas, consolidando o conceito de capitalismo. Com a internet a troca de informações e experiências entre países se intensificaram, ficando ainda mais rápida.
O fruto desse conceito são as marcas estrangeiras expandidas em todo o mundo. Hoje não existe pessoas que consumam somente produtos nacionais, de alguma forma os produtos possuem características ou componentes de origem estrangeira, pois cada pais tem o seu principal produto especifico, que possibilita a exportações. Além das exportações e importações, feitos pelas empresas, possuem as multinacionais, que cada vez mais investem seus produtos em muitos países pelo mundo, no qual possibilita que as pessoas tenham contato direto com um produto ou receita de origem estrangeira.
Outsourcing
Essa palavra significa fonte “de fora”, ou seja esse conceito é chamado de terceirização.
Atualmente com a globalização, as empresas estão cada vez mais voltadas a conquistas de novos territórios e expandindo a novos mercados, porem para que o processo fique ainda mis enxuto, mais fácil e mais rápido as organizações estão optando em terceirizar seu processo, ou seja, contratar empresas que realizam processos específicos para auxilio produtivo da organização. A grande maioria das entidades de alguma forma terceirizam suas operações, sendo a contratação de um serviço contábil, representação, transporte, etc.
Com essa medida a organização ganha tempo em focar no avanço tecnológico do seu produto ou serviço. Muitas vezes optar por terceirizar, faz com que o processo de entrega de um produto ou serviço seja mais rápido e eficaz, proporcionando satisfação do cliente e é justamente o que as organizações buscam, pois o cliente está cada vez mais crítico e quer seus produtos entregues ou seus problemas resolvidos, não mais para hoje, mas “para ontem”.
Estudo de Caso Coca-Cola
A Coca-Cola é uma Multinacional que hoje representa uma marca chamada “Global”, possui importância no ramo de bebidas em todo mundo, sendo atualmente o produto mais consumido do mundo. Sua marca é divulgada em todos os países da mesma forma, tendo como imagem transmitida para momentos felizes, de alegria e diversão. Possui a mesma marca no mundo todo, porem seu diferencial é que possui ingredientes em sua formula, que é adaptado de acordo com o gosto de cada pais, sendo mais doce, menos doce etc. Seu preço também é variado de acordo com o poder de compra do pais produzido, para que represente um “produto de massa”, ou seja, acessível para todos.
Para se transformar na potencia que é representada hoje, a Coca-Cola passou por diversas transformações, de acordo com cada país e cada momento histórico que aquele determinado país passou, se transformando em uma simbologia histórica, para cada momento, representando as pessoas de cada época o status que eram, sendo símbolo de cura, homens de negocio, de liberdade, para jovens moderno, ou seja, se consolidou em uma transição de diversos símbolos que representavam os acontecimentos de cada época.
A historia do produto Coca-Cola iniciou a partir do século XIX em Atlanta, Estados Unidos, onde o John Pemberton, um ex-soldado da Guerra Civil, descobriu uma mistura que o curasse do vicio em morfina que era folha de coca e noz de cola. Em 1886, o produto foi atribuído o nome de Coca-Cola, com slogan de “o elixir cura tudo”, neste ano foi apresentado pela primeira vez ao publico, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, tendo uma boa aceitação ao publico da época, disponibilizando muitos barris para distribuição.
Anos depois o pastor metodista Jacob's Pharmacy, comprou e modificou a marca, que se transformou em um produto voltado para o publico masculino, “homens de negócios”, ou seja, não somente as pessoas doentes bebiam, mas sim a marca foi divulgada para todos, sempre mostrando a imagem de momentos felizes da vida. Essa estratégia de marketing, fez com que a Coca-Cola, vendesse não somente a imagem de uma bebida, mas sim de “uma bebida refrescante para jovens modernos”.
O posicionamento da marca Coca-Cola iniciou durante a Segunda Guerra, no qual houve um estreitamento entre o governo e a organização. Nesta época foi disponibilizados grandes barris da bebida para suprir as necessidades dos soldados da Guerra, pois a Coca-Cola foi utilizada para levantar a moral das tropas, fazendo com que os soldados lutassem pelo “direito de beber Coca-Cola”, ou seja, a bebida neste período representava a “Liberdade” .
...