Do planejamento Financeiro à Administração Estratégica
Por: raymuller • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Fichamento
Raymuller Oliveira Marques
Administração – 7º Semestre
Do planejamento Financeiro à Administração Estratégica
“A evolução dos conceitos e práticas associados ao planejamento estratégico esta intimamente relacionada a intensificação do ritmo e da complexidade das mudanças ambientais.” (p. 03)
“Até a década de 50 o ritmo de mudanças na sociedade era relativamente lento e uniforme” (p. 03)
“Nos serviços públicos não havia muita diferença. Até meados desse século, aquele que idealizava ou implantava um serviço publico era também o responsável por sua administração. (p. 03)
“Prof. Kennet Andrews enfatizava que as empresas bem-sucedidas tinham em seu topo diretores gerais eficazes, responsáveis pelo seu sucesso. […] deveriam atuar em três níveis de organização: estratégico, pessoal e organizacional.” (p. 04)
“A progressiva turbulência ambiental começou a exigir novos arranjos organizacionais. Criaram-se os sistemas internos de apoio à estratégia e surgiram novos métodos de planejamento. Esses, no primeiro momento, foram adotados por grandes corporações privadas, a seguir adaptadas a organizações públicas, e finalmente, por organizações de pequeno porte.” (p. 04)
“A primeira fase do planejamento floresceu na década de 50. Nesses anos o planejamento financeiro materializado no orçamento começou a ter aceitação crescente. Era simples e mostrava-se eficiente: as empresas, baseadas em previsão de receitas, estimavam os vários gastos, classificando-os e agrupando-os em rubricas. Essa forma de procedimento orientava seu comportamento e limitava sua ação.” (p. 05)
“O princípio dos anos 60 trouxe significativas modificações à concepção anterior de planejamento. […] Iniciou-se a prática do Planejamento a Longo Prazo que baseava na cresça de que, o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente.” (p. 07)
“Uma das funções do planejamento seria a de preencher a lacuna existente entre a projeção de referência e a projeção desejável. […] Passaram a ser utilizados recursos analíticos, extrapolando-se o contexto organizacional através de avaliações do impacto das decisões atuais a longo prazo. É nessa segunda fase que surge um dos instrumentos de análise de mercado: as Unidades Estratégicas de Negócios (UENs).” (p. 08)
...