ECAPRO - DECISÕES DE INVESTIMENTO DE CAPITAL
Por: leandro.ieq • 14/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.691 Palavras (7 Páginas) • 437 Visualizações
FACULDADE FLAMINGO
Elizete de Souza Monteiro
Leandro de Oliveira
Michel Rodrigues de Oliveira
Valéria Maria Oliveira dos Santos
William da Silva Abades
Decisões de investimento de capital:
Suas aplicações e consequências nas empresas
SÃO PAULO
2013
FACULDADE FLAMINGO
Elizete de Souza Monteiro
Leandro de Oliveira
Michel Rodrigues de Oliveira
Valéria Maria Oliveira dos Santos
William da Silva Abades
Decisões de investimento de capital:
Suas aplicações e consequências nas empresas
Projeto apresentado à disciplina
de ECAPRO, como requisito
parcial de avaliação.
Prof°. Natalício Candido da Silva
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ___________________________________________ 03
OBJETIVO ______________________________________________ 06
JUSTIFICATIVA __________________________________________ 07
REVISÃO TEÓRICA _______________________________________ 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________________ 09
METODOLOGIA___________________________________________ 10
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como intuito discutir as decisões de investimentos tomadas pelas empresas e suas consequências para sua saúde financeira. Os investimentos podem gerar para as empresas maior rentabilidade, mas para isso depende de diversos aspectos que influenciam no resultado final do negócio. Um investimento bem feito pode alavancar os lucros e fazer a empresa crescer, da mesma forma que um investimento feito sem um prévio estudo e análise pode transformar os lucros em prejuízos e levar a empresa à falência.
A forma como é feita a análise dos investimentos é de fundamental importância para as empresas e requer atenção e critério por parte do gestor financeiro.
A partir dessas discussões surgiu a seguinte questão: Por que a maioria das empresas não sabe investir e como um mau investimento pode levar as empresas à falência? O que fazer para evitar que um investimento que tem por finalidade alavancar os lucros e expandir os negócios o leve à falência e transforme estes investimentos em frustrações?
Podemos ficar por longas horas discutindo sobre a hipótese dessa ação, mas iremos nos limitar em comentar alguns pontos importantes como: Orçamento de capital, Fluxo de caixa, Análise de Investimentos, Tipos de projetos, Taxa mínima de atratividade e Métodos de avaliação de investimentos.
Orçamento de capital é um amplo demonstrativo de recursos para a aquisição de ativos de longo prazo, como por exemplo, instalações e equipamentos. Em geral, os recursos para investimento de capital são escassos, portanto deve haver uma maneira eficiente de fazer uma seleção entre exigências concorrentes para fundos limitados.
Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por "cash flow"), refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. A composição de fluxo de caixa pode variar muito, porem as informaçoes devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.[pic 1]
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como: O projeto vai se pagar? O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
Tipos de Projeto: Entendemos por projeto o conjunto de informações internas e/ ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e, eventualmente, implantar-se) uma decisão de investimento. Nestas condições, o projeto não se confunde com as informações, pois ele é entendido como um modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas implicações. A classificação do projeto por tipo dependerá do objetivo. Se o objetivo for o de classificar o tipo de projeto em função do setor econômico, onde se processa o investimento, tem-se: Agrícola, Industrial, De serviços. Esta é uma classificação macroeconômica, associada, portanto aos três grandes setores de atividades econômicas.
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento. Esta taxa é formada a partir de tres componentes básicas: 1° Custo de oportunidade: remuneração obtida em alternativas que não as analisadas, ou seja, é o valor de outras oportunidades não escolhidas. Exemplo: caderneta de poupança, fundo de investimento, etc.. 2° Risco do negócio: o ganho tem que remunerar o risco inerente de uma nova ação. Quanto maior o risco, maior a remuneração esperada. 3°Liquidez: capacidade ou velocidade em que se pode sair de uma posição no mercado para assumir outra. A TMA é considerada pessoal e intransferível pois a propensão ao risco varia de pessoa para pessoa, ou ainda a TMA pode variar durante o tempo.
...