EMPRESAS FRANQUIADAS – UM DESAFIO CONSTANTE
Por: Gabriela Zamboni • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.233 Palavras (13 Páginas) • 370 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 15
4 REFERÊNCIAS 16
- INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho será abordar, discutir e entender as inúmeras questões relacionadas às empresas franqueadas. Este estudo bem elaborado com base nas informações coletadas de vários escritores especialistas no assunto vai de totalmente de encontro com quem realmente deseja ter seu próprio negocio no setor de franquias.
É sabido, as grandes dificuldades e o enorme desafio enfrentado para empreendedores deste segmento, mas também fica bem claro que se tudo for bem planejado o sucesso será evidente e isso acontece não somente para empresas franqueadas mas para toda e qualquer empresa.
Neste trabalho percebeu-se que muitas empresas acabam fechando suas portas ainda nos primeiros anos de vida, devido a falta de um planejamento, de uma trabalho de marketing bem desenvolvido, de um diagnostico organizacional precoce que faz toda a diferença não somente quando a empresa já encontra dificuldades mas que este seja permanente e claro a gestão de custos também tem a sua importância muito significativa no sucesso de todo empreendimento.
Todos estes aspectos serão muito bem analisados minuciosamente neste trabalho de estudo sobre franquias.
- EMPRESAS FRANQUIADAS – UM DESAFIO CONSTANTE
Para quem tem o desejo de ser dono do próprio negócio, tornar-se uma franquia pode ser uma ótima oportunidade. Já para as empresas em desenvolvimento, é um método eficaz de ampliar a distribuição sem gastar muito.
Segue abaixo uma ilustração de um modelo de franquia, que se trata de uma rede de empresas, que trabalham dentro de um modelo específico em parceria.
[pic 15]
No meio empreendedor, ouve-se muito a palavra franchising, que é justamente esse modelo de negócio em parceria. Através dele uma empresa, tanto podendo ser nacional ou mesmo internacional, já estabelecida no mercado, concede a terceiros o direito de explorar seus produtos e serviços. O sistema de franchising permite usar não somente o nome da marca, mas também os métodos de gestão e padrões tecnológicos.
De acordo com o SEBRAE, quem decide ser uma franquia investe recursos no próprio negócio, mas também pode ter a participação do franqueador nos investimentos. Mas é preciso ficar atento a alguns aspectos antes de fechar uma parceria, para evitar surpresas.
Segundo a especialista em franquias Lyana Bittencourt, “uma franqueadora que detém um volume grande de informações sobre seu negócio não necessariamente consegue obter mais vantagens competitivas do que seus concorrentes”.
Isto nos faz refletir sobre todos os aspectos fundamentais e importantes para o sucesso de uma empresa, ter um grande volume de informações sobre o negocio é importante mas não basta. O sucesso de toda e qualquer empresa, independente de ser franqueada ou não depende principalmente do gerenciamento. Então aquela empresa que consegue gerenciar com eficiência todo o conhecimento, esta sim, passa a dispor de mais e maiores mecanismos pra se destacar no mercado que cada vez está mais competitivo e ficar a frente da concorrência.
Atualmente sabemos que todas as organizações que conseguem sobreviver no mercado por muito tempo precisam estar sempre em constante mutação e isso não é diferente nos setores de franquias. O sucesso de toda e qualquer empresa estruturada em forma de franquias é ainda mais desafiador, pois é necessário gerenciar grandes operações, grandes fluxos de informações e constantes tomadas de decisões que já são muito complexas dentro de uma única empresa, sendo então ainda mais complexo quando se trata de gerenciamento múltiplo e quando estão envolvidos inúmeros parceiros e cada qual com expectativas e conhecimentos bem diferenciados, ai fica ainda mais difícil e desafiador, mas não impossível, claro requer mais atenção e cuidado, maiores estratégias, neste caso para obter sucesso é estritamente necessário que o franqueador e toda a sua rede se estruturem com estratégias e planos de ações únicos, tendo assim capacidade operacional para entregar valor satisfatório ao cliente que com o passar do tempo fica cada vez fica mais exigente devido a grande competitividade.
E se o cliente está cada vez mais exigente, também o mercado torna-se mais competitivo, entrando aqui, aquela velha história de “oferta-demanda”, torna-se então necessário para a empresa obter cada vez mais conhecimento sobre as verdadeiras necessidades e preferencias deste cliente “exigente”, oferecendo um produto que atenda as suas necessidades e satisfazendo suas expectativas, pois cliente satisfeito torna-se um comprador assíduo e fiel à empresa.
Atualmente para fidelizar clientes existe uma ferramenta específica chamada “Marketing de relacionamento”, ou também CRM, que nada mais é, do que uma ferramenta focada exclusivamente no cliente e em sua valorização, para isto, é imprescindível criar estratégias para chamar atenção e conquistar a sua fidelidade, pois não basta apenas desenvolver um bom produto, determinar o seu preço e disponibiliza-lo no mercado, é necessário manter este relacionamento mais próximo do cliente, conhecendo-o mais profundamente, identificando suas verdadeiras e maiores necessidades, buscando a satisfação total do cliente e despertando seus desejos.
...