ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Por: ClerisonSamyr • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.2 METODOS QUANTITATIVOS 7
2.3 ETICA POLITICA E SOCIEDADE 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
Vamos analisar neste conteúdo o desenvolvimento no setor supermercadista do rio grande do sul, desenvolvimento, crescimento, e métodos usados para este progresso. Veremos sobre a estrutura de mercado deste setor, e identificaremos seu grau de concentração, onde foram definidas: Estrutura-Conduta-Desempenho(E-C-D), este tem sido um conceito utilizado para determinar o poder de mercado das empresas que nele operam. Também conheceremos a estrutura de Monopólio, serão apresentados os métodos quantitativos aplicados nesta gestão empresarial. Tendo como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos sobre Macroeconomia e Microeconomia, Ética, Política e Sociedade, métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara, dados este indispensáveis para um administrador de sucesso.
Referente a Macroeconomia e Microeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, taxa de câmbio e a inflação, quando ao métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usa-las de maneira eficaz será um gestor bem sucedido. Quando a Ética Política e sociedade são valores e costumes eu alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, passa a ser inserida partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.
Nosso objetivo é apresentar os fundamentos da Macroeconomia e microeconomia dentro deste setor, sem dizer que todos os demais assuntos abordados teve uma importância muito grande dentro deste setor na área de crescimento. Este assunto conclui que os vários aspectos da economia, os métodos quantitativos e a ética empresarial influenciam bastante o bom desempenho de uma empresa e da sociedade, utilizando adequadamente as informações disposta na mídia, se torna possível através delas atingir objetivos reais, onde o meio empresarial e os indivíduos tendem a crescer.
- DESENVOLVIMENTO
- MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
O alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda e crescimento econômico, engloba a definição de macroeconomia. Abrindo o leque de oportunidades para adquirir um salário e ter condição de adquirir mercadoria, impedindo o desemprego.
O conceito de mercado, as descrições de suas tipologias a as classificações de suas principais estrutura serão o ponto de partida na macroeconomia e microeconomia. Os fatores que as determinam e suas configurações definem antagonismo e conflitos de interesses, que, no entanto, tendem para soluções, à medida que se estabelecem as relações de troca que equilibram os interesses envolvidos. Temos leis, normas e regras que devem ser seguidas para garantir um bom convívio social, ou seja, garantir não só o convívio mas também a sobrevivência do grupo. Precisa- se tomar decisões para prover sua existência isto implica em fazer escolhas, eles devem decidir utilizar os recursos produtivos, os fatores de produção ou meios de produção para produzir bens e serviços.
Logo se não há procura de produto, a produção diminui e consequentemente o lucro também, assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre demanda e oferta. Um fator que influi na estabilidade dos preços é a tão famosa inflação, e é a responsável pelo aumento continuo e generalizado no nível de preço. A inflação de demanda pode ser causada por aumento na renda, expansão de credito e excesso de procura, contudo, se aceita que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços.
Devido à escassez e as necessidades humanas serem limitadas, a economia depende de escolhas, toda escolha envolve um custo em termos de perda daquilo que abrimos mão quando escolhemos, este custo é conhecido como custo de oportunidades. Como a empresa, as famílias também têm que escolher como empregar o seu tempo, enfim, todos os dia fazemos escolhas que implicam em certo custo de oportunidade.
Na microeconomia, que se preocupa em estudar elementos mais simples do sistema econômico, como o consumidor individual, ou seja, a pessoa que se dirige ao mercado com uma determinada renda para adquirir bens e serviços. O consumidor e analise de procura. A microeconomia se concentra no estudo de como a demanda e oferta de determinado bem ou serviço determina seu preço, obtendo assim a escolha individual, isto é, diz respeito a tomada de decisão de um indivíduo ou empresa e suas consequências para o mercado.
Refere se a estrutura de mercado. Os fatores como participação do governo, integração vertical, elasticidade de demanda e economias de escala de produção, diferenciados de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras e entrada de novo concorrentes, classificando-se como: oligopólio, monopólio, concorrência monopolística e concorrência perfeita.
As transformações estruturais no setor supermercadista do Rio Grande do Sul, entre 1994 e 2005, explorando o paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D) que consiste em:
...