ESTUDOS DISCIPLINARES
Por: NICKPAULA17 • 24/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 9.118 Palavras (37 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIASSOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
RELEMIX ELETRÔNICA LTDA
SÃO PAULO
2014
Ana Paula Pereira RA: B68AGJ - 3
Cristiane de Sousa Santos RA: B7202A - 1
Karen Fernanda Dias de Sá RA: B68AJC - 8
Rodrigo Salvador RA: B014GA -2
Murilo de P.Fernandes RA: A56217 - 6
Vinicius V.Campos RA: B73359 - 4
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
RELEMIX ELETRÔNICA LTDA
Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho apresentado como Exigência para a Avaliação do 4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob Orientação do Profª Ms Rosemeire Vastag Leite Peres
São Paulo
2014
Sumário
Introdução 4
1. Fundamentação Teórica 5
2. Estudo de Caso 13
2. 1 Perfil de Organização 13
2. 1. 1 Apresentação da empresa 14
2. 1. 2 Força de trabalho 16
2. 1. 3 Segmentos do Mercados (clientes-alvo) 17
2. 1. 4 Principais Concorrentes 19
2. 1. 5 Principais Insumos, Matéria-prima e Serviços 20
2. 1. 6 Principais Necessidades e Expectativas da Organização..........23
2. 1. 7 Organograma da Organização...................................................24
2. 2 Coleta de Dados 25
2. 2. 1 O Processo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas 28
2. 2. 2 Eficiência, Eficácia e Adaptabilidade do Processo 29
2. 2. 3 Avaliação do Desempenho no Processo 29
3. Sugestões de Melhorias 34
Considerações Finais 37
Referência 39
Anexos. 40
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho foi atender a exigência que faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da Unip – Universidade Paulista denominado como Atividades Práticas Supervisionadas – APS que busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com caráter prático complementar do processo do 4º Semestre do Curso de Administração.
A metodologia do trabalho se resumiu a conhecer o Plano de melhorias da empresa Relemix Eletrônicos Ltda sendo ela de pequeno porte, de acordo com os critérios do BNDES, o ramo é bastante especialista em projetar, desenvolver, fabricar e testar relés automotivos e industriais. A empresa é parceira de grande parte dos distribuidores do Brasil e exportar para mais de 10 países da Europa e América Latina produtos para a Linha Leve, Linha Pesada e Acessórios como Relés, Sirenes, Giroflex, Interruptores, Fusíveis, Terminais, Sensores de Estacionamento, Conversores e Inversores de Tensão entre outros produtos automotivos. A empresa está localizada na zona norte da capital de São Paulo com uma área a mais de 1 000 metros quadrados. O comprometimento da empresa é oferecer o mais alto nível de qualidade, sempre obtido através da padronização de todos os processos internos. Neste trabalho pudemos obter uma visão geral das intenções da Relemix como empresa que pretende continuar competitiva no mercado automotivo e quais as necessidades a empresa identificou dando início a um plano de melhorias que foi desenvolvido.
O trabalho contribuiu com a prática dos autores na realização da pesquisa científica e proporcionou condições para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos e para a apuração do senso crítico dos alunos que abordando os resultados de pesquisa efetuaram suas análises aplicando as mesma de forma conclusiva no trabalho.
- Fundamentação Teórica
Relações entre pessoas e organizações:
Objetivos organizacionais versus pessoais
As organizações possuem objetivos e metas que devem ser alcançadas e, para tanto contam com a dedicação e a eficiência dos funcionários.
Cada indivíduo possui seus objetivos pessoais e, por sua vez, esperam das organizações subsídios para alcançá-los, assim aqueles funcionários motivados se dedicam aos objetivos organizacionais substituindo-os pelos seus próprios objetivos.
Mas nem sempre esse relacionamento é harmonioso. Às vezes, torna-se tenso, gerando conflitos e impedindo que ambos atinjam seus objetivos.
Observa-se, então, que os objetivos organizacionais diferem dos objetivos pessoais. Por isso, a necessidade da interação de tais objetivos.
Equilíbrio organizacional:
Contribuições individuais versus retribuições organizacionais
Partindo do princípio de que toda organização é um sistema vivo, gerido por pessoas que se agem e se inter-relacionam para satisfazer necessidades, cada participante de cada grupo tem suas recompensas em troca dos quais faz contribuições à organização.
Sendo assim, todo participante manterá sua ação participativa na organização na medida em que os estímulos (motivação e incentivo) que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos.
...