EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Seminário: EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willzin • 19/5/2014 • Seminário • 2.289 Palavras (10 Páginas) • 170 Visualizações
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.
As habilidades do administrador é algo que constantemente muda, e essa mudança é de acordo com as exigências das endógenas e exógenas. Podemos dividir as habilidades em três tipos de acordo com Robert Kantz; habilidade técnica, habilidades humanas e habilidades conceituais. Habilidades técnicas esta ligado ao conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos para aplicação na execução das do serviço. Habilidades humanas é a capacidade de relacionar com pessoas motivando-as no dia a dia. Habilidade conceitual é a busca de uma visão ampla onde o administrador vai descrever os objetivos futuros da empresa.
A partir do século XIX começou a ser estudado teorias da administração como meio de melhorar processos de produção nas indústrias. Na teoria cientifica o trabalhador passa a executar tarefas repetitivas, e por isso ele tem pouco valor por ser fácil a sua substituição. Na teoria clássica o ser humano trabalha dentro de uma organização burocrática, e essa organização relaciona com outra organização sendo o trabalhador uma parte desse sistema. Já na teoria das relações humanas, teoria comportamental, teoria do desenvolvimento organizacional são teorias que deu mais ênfase no comportamento do ser humano quanto os seus sentimentos e sua capacidade de produzir perante fatores emocionais.
2.2 TEORIAS DO TRABALHO.
2.2.1.1 Visão da Sociedade Capitalista para Emile Durkeim.
Emile Durkeim não foi o primeiro a desenvolver a idéia de sociologia, mas ele e o responsável por transformar-la em ciência. Durkeim dedica a posicionar a sociologia como objeto de estudo o fato social, Ele afirma que o indivíduo sofre uma coerção exterior, e esta tem existência própria independente das manifestações próprias.
2.2.1.2 Visão da Sociedade Capitalista para Max Weber.
Weber demonstra interesse em estudar a sociedade capitalista dando foco em como as idéias, valores e crenças influenciam as mudanças sociais. A ação social e sua interpretação é o seu objeto de estudo. Esse objeto de estudo é entendido como uma ação, e toda ação de um sujeito tem é explicada por conduta de outros sujeitos.
2.2.1.3 Visão da Sociedade Capitalista para Karl Marx.
Para Marx sociedade capitalista é uma situação transitória. Com a luta de classes, a classe dominante (a burguesia) naturalmente cairá e um novo modo de produção surgirá, ou seja, uma nova forma de o homem organizar a produção de matérias primas em matérias acabadas.
2.2.2.1 Anomia (Durkeim).
A Anomia é quando um ser humano perde o objetivo e a identidade em sua vida. Mas também Anomia para Durkeim pode ser encontrado em uma sociedade que se perde com a crise de identidade.
A Anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade. Este termo foi cunhado por Émile Durkhiem em seu livro O Suicídio. Portanto, Anomia significa falta de lei ou ausência de norma de conduta. Foi com esse entendimento que Durkhiem usou Em sua obra, Da Divisão do Trabalho Social, Émile Durkhiem explicita a noção de um “estado de Anomia” que seria vivenciado pela sociedade, em sua totalidade.
2.2.2.2 Racionalização (Weber).
A ação social por meio da racionalidade leva o homem a fazer escolha que vai refletir como melhora na sua qualidade de vida. É um caminho para liberdade, garantido pelos meios que se chega ao fim.
O termo racionalização em Weber está referido a ações sociais racional. Do ponto de vista sociológico, Weber mostrou que a ciência faz parte de um processo histórico geral de racionalização e intelectualizarão da vida.
2.2.2.3 Alienação (Marx).
Alienação para Marx é o homem ter valor de acordo com sua quantidade de riquezas matérias acumuladas, e isso para ele é visto como negativo. O ser na alienação não tem valor, pois os bens sobrepõem-no.
O produto do trabalho do operário subtrai-se, portanto à sua vontade, à sua consciência e ao seu controle, e o produtor já não mais se reconhece no que produz. O produto surge como um poder separado do produto, como uma realidade soberana e tirana que o domina e ameaça.
2.2.3.1 Teorias Marxistas.
O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas. A teoria marxista desenvolve-se em quatro níveis fundamentais para a análise: filosófico, econômico, político e sociológico em torno da idéia central. Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, das classes e da luta de classes. O marxismo ainda continua atual, pois enquanto houver explorado e exploradores, haverá momento de buscar jovens na contramão do capital.
2.2.3.2 Teorias Weberianas.
A teoria weberiana tem como ponto inicial a ação e classificação dos tipos de ação (ação lógica e ação não lógica). Weber nos deixou uma obra-prima de relevante dimensão: “Economia e sociedade”. Nela é estudado tanto o seu método e instrumento de analise sociológica, isto é, a metodologia compreensiva como os tipos ideais, define sistematicamente os tipos de ações, a compreensão e dedicação daqueles que se dedicam à vocação de cientista deixando de fora juízo de valores que poderão contaminar o fazer de sociólogo ou do cientista de uma forma geral. Weber entende que a educação é um elemento importante para favorecer o êxito dos indivíduos na seleção social; por outro, reconhece igualmente que não há em sua abordagem nenhuma novidade, já que a vinculação entre educação e seleção ocorria desde o pensamento platônico sobre o estado. Mas Weber (e nisso reside sua atualidade extraordinária) também percebia o lado sombrio do racionalismo ocidental.
2.2.3.3 Teoria Positivista Na Atualidade.
Na atualidade, há um vasto debate sobre o positivismo jurídico, havendo muitas correntes positivistas assim como muitos críticos dessa teoria.
A importância e atualidade do pensamento do fundador do positivismo estão diretamente ligadas às idéias dos republicanos brasileiros do final.
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