EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Projeto de pesquisa: EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabrina • 9/5/2013 • Projeto de pesquisa • 4.341 Palavras (18 Páginas) • 423 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 4
2.1 QUAIS SÃO AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 4
2.1.1 AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR SE ALTERAM DURANTE O TEMPO 5
2.1.2 VISÃO SOBRE O SER HUMANO: COMO CADA TEORIA VIA O INDIVÍDUO 5
3 TEORIAS DO TRABALHADOR 6
3.1 O CONCEITO DE TRABALHO E A VISÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA PARA EMILE DURKHIEM, MAX WEBER E KARL MARX 6
3.2 CONCEITOS DE ANOMIA (DURKHEIM), RACIONALIZAÇÃO (WEBER) E ALIENAÇÃO (MARX) APLICADOS À CATEGORIA TRABALHO 7
3.3 TEORIAS MARXISTAS, WEBERIANAS E POSITIVISTAS INTERPRETAM O TRABALHO NA ATURALIDADE 8
4 CONCEPÇÃO DE HOMEM INAUGURADA NA IDADE MODERNA 10
5 NÍVEIS DE LINGUAGENS E USO DAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E COMO ELAS INTERFEREM NO TRABALHO DO ADMINISTRADOR OU GESTOR 11
6 PESQUISA – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 13
6.1 roteiro de questões para serem aplicadas ao administrador/gestor 13
6.2 roteiro de questões para serem aplicadas ao TRABALHADOR 14
6.3 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS NA PESQUISA RELACIONADO NO REFERENCIAL TEÓRICO 15
7 CONCLUSÃO 17
8 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.
A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Administração e o seus objetivos são um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionário desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam.
2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A evolução das teorias administrativas surgiu no despontar do século XX a chamada “Ciência da Administração” e com isso o desenvolvimento da Administração foi muito rápido. A administração tal como conhecemos hoje é resultado histórico e integrado de inúmeros precursores. Referências históricas mostram que até hoje conceitos administrativos de mais de 1200 A.C ainda são usados no nosso meio.
A Revolução Industrial foi o evento que proporcionou o inicio e o desenvolvimento da Administração como ciência baseada apenas em cada vez maior especialização do trabalho humano.
2.1 QUAIS SÃO AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
O administrador possui três habilidades a Técnica, Humana e Conceitual. Conceitua a Habilidade Técnica como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras. A Habilidade Humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos. A Habilidade Conceitual, requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de idéias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar.
2.1.1 AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR SE ALTERAM DURANTE O TEMPO
Com o passar do tempo, percebe-se que a liderança se vincula a outras contingências mais profundas do que uma simples relação descendente - líder para liderado. Ela tem sido vista como um processo de interação que certamente envolve trocas sociais. Mais do que a parte técnica presente nesta relação, as variáveis psico-sociais não podem ser negligenciadas, pois elas atuam incisivamente para manter ou facilitar as exigências do trabalho e as relações interpessoais. No entanto nós vivemos num mundo marcado por mudanças e transformações, desta forma, a aquisição de uma nova competência necessária, significa quase sempre o abandono de outra competência que se tornou velha e ultrapassada. O segredo está em adquirir competências duráveis, que são aquelas que mesmo com o tempo de mudanças, jamais serão desnecessárias à vida de um administrador de empresas. Diante de todos esses desafios, o administrador para ser bem sucedido profissionalmente – precisa desenvolver três competências básicas: Conhecimento, perspectiva e atitude.
2.1.2 VISÃO SOBRE O SER HUMANO: COMO CADA TEORIA VIA O INDIVÍDUO
O processo de compreensão do humano e suas perspectivas de desenvolvimento podem ser analisados a partir de várias perspectivas e sob o olhar teórico-filosófico tanto das ciências naturais e biológicas quanto das ciências humanas e sociais. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões. A teoria comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção
...