Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas
Por: Vanessa Bertaia • 4/12/2016 • Monografia • 281 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Nome da Disciplina: Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas
Nome da Tutora: Quezia Cavalcanti
Nome do (a) Aluno (a): Vanessa Fernanda Tomaz Bertaia
Número do RGM: 15666492
Nome da Unidade II: Políticas e Questões Atuais da EJA: Juventude, Gênero, Diversidade Étnico-cultural, Educação Inclusiva e Prisional
Analfabeto no dicionário quer dizer, aquele que não sabe ler ou escrever, ou seja, pessoas que não conseguem assinar seu próprio nome sem erros, não conseguem ler a placa de trânsito, o letreiro do ônibus ou um simples bilhete.
Mesmo havendo uma queda do analfabetismo, sabemos que os números ainda são alarmantes, em média 13 milhões de brasileiros são analfabetos sendo que o Norte e o Nordeste do País é o lugar que concentra o maior numero de analfabetismo.
Os motivos para o abandono escolar são muitos, falta de incentivo por parte dos pais que também não frequentaram a escola, falta de recursos para comprar livros, ou o fato da escola ser longe de casa e até mesmo para ajudar no sustento do lar.
Como resultado temos falta de capacitação e como consequência empregos mal remunerados.
E o que choca é saber que não é somente aquele individuo que não frequentou ou não pode frequentar a escola é considerado analfabeto, mas também aquele que frequentou a escola, que deveria saber ler e escrever, mais não se tornou um usuário da língua escrita, que são conhecidos como os Analfabetos funcionais, que é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples.
Podemos constatar que o ensino está um tanto defasado, como pode passar de ano um aluno que não consegue escrever um texto com coerência e coesão ou simplesmente com dificuldades para resolver simples contas de matemática.
...