Efeito Estufa
Por: Felipe Monteiro • 27/9/2016 • Resenha • 293 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
O fenômeno do aquecimento global é sucessor de uma série de fatores advindos da falta de preocupação com o meio ambiente. A industrialização foi um marco na história da humanidade, porém, a conseqüência de tal avanço foi o desequilíbrio ambiental, prova disso são as medidas que estão sendo tomadas em nível de mundo e principalmente, em terras brasileiras.
À medida que o aquecimento global aumenta, as autoridades implantam protocolos para diminuir as proporções nos avanços do efeito, prova disso é o protocolo verde, aonde o governo na figura de seus ministérios fornece incentivos fiscais na prioridade de projetos sustentáveis e que apresentam menores taxas de danos ao meio ambiente. No Brasil já vigoram alguns empreendimentos auto-sustentáveis, dentre eles, é destaque a fábrica da multinacional Coca-cola estabelecida na fazenda Rio Grande (PR) sendo a primeira fábrica no país a alcançar o status de construção ecologia. A obra é cuidadosamente gerenciada desde a construção a gestão de tecnologias energéticas, tendo inclusive como cartão de visita o maior telhado verde da América Latina.
O Brasil vem buscando através de políticas públicas, encorajar o envolvimento de empresas e pessoas a um modelo sustentável de sistema. Às boas práticas empresariais tendem a tornar-se regras, seja no modo de produção ou mesmo na substituição dos recursos naturais. Ademais, as mudanças de atitude da nossa população podem fazer total diferença para o nosso futuro.
Controlar o efeito estufa nada mais é do que boas práticas aplicadas no sistema social, ainda que falte atitude, deve-se levar em conta no longo-prazo maiores incentivos fiscais e econômicos por parte dos representantes legais do país, haja vista que, quanto mais edifícios nos moldes ecológicos, menor será o custo para os próximos, viabilizando a estagnação do aquecimento global e por conseqüência disso um melhor uso dos recursos naturais.
...