Empresa: um caso especial de planejamento estratégico
Artigo: Empresa: um caso especial de planejamento estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 32211 • 28/9/2014 • Artigo • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
Empreendimento: Um Caso Especial de Planejamento Estratégico
Aos 44 anos de idade, Cherrill Farnsworth já está trabalhando em sua quinta companhia estreante. Primeiro, ela adquiriu uma franquia de ônibus que, depois, vendeu com lucro. Seus três empreendimentos seguintes eram de aluguel de equipamentos: veículos de luxo, equipamentos de escritório e equipamentos petrolíferos. Sua atual companhia, a TME, fornece serviços de ressonância magnética para hospitais. Em lugar de apenas restringir-se ao “grande negócio”, o planejamento estratégico também é decisivo no empreendimento de sucesso.
O Que É Espírito Empreendedor? Espírito empreendedor é o processo pelo qual os indivíduos procuram oportunidades para atender necessidades e desejos de modo inovador, embora sem levar em conta os recursos que eles controlam. Não deve ser confundido com a administração de uma pequena empresa. Ao contrário, um grande número de gerentes de pequenas empresas são clones de gerentes que buscam estabilidade em grandes corporações ou burocracias governamentais. Peter Drucker diz que o espírito empreendedor pode existir nas grandes corporações. Diferentes dos gerentes “de confiança” que mantêm a situação da empresa, os gerentes empreendedores acreditam em suas capacidades para inovar e para capitalizar as surpresas. As idéias de Drucker estão agora um pouco desatualizadas porque todos os gerentes eficazes de hoje são empreendedores, no sentido que ele deu ao conceito. Além disso, o termo intraempreendedor (intrapreneurship) descreve o espírito empreendedor atual nas grandes organizações. Entretanto, o termo jamais poderá captar a autonomia e o risco inerentes ao espírito empreendedor.
Notas:
Você Tem Espírito Empreendedor? Tanto os recém formados em administração como os gerentes egressos de cargos em grandes companhias que realizaram downsizing estão procurando oportunidades empreendedoras. Esta seção examina as características dos empreendedores.
• A Personalidade Empreendedora. Três características se destacam: uma grande necessidade de realização, uma forte crença de que os indivíduos podem controlar seus próprios destinos e um desejo de correr riscos apenas moderados. Os empreendedores são tipos independentes que preferem resolver os problemas por si próprios e definir e alcançar suas próprias metas. Não gostam de trabalhar para uma grande empresa ou órgão de governo e adoram enfrentar os desafios inerentes ao início de pequenas empresas.
• Outros Fatores Relacionados a Ser Um Empreendedor. O espírito empreendedor pode florescer em uma cultura apoiadora. Os pais desempenham um papel importante na criação de tendências empreendedoras em seus filhos. Os empreendedores normalmente têm modelos de comportamento aos quais desejam imitar. Iniciar um empreendimento tende a ser uma atividade recorrente para certas pessoas.
Notas:
As Diferenças entre os Gerentes Empreendedores e os Tradicionais. O Quadro 5.3 do livro resume as diferenças fundamentais entre os gerentes empreendedores e os tradicionais em grandes organizações. Conforme mostra o Quadro 5.4 do livro, embora as perguntas estratégicas possam estar voltadas para as mesmas preocupações, gerentes empreendedores e gerentes burocratas abordam a estratégia de modos diferentes. A estratégia do gerente empreendedor enfatiza a percepção da oportunidade e não os recursos disponíveis. Uma vez identificada uma oportunidade, o empreendedor começa a procurar maneiras para aproveitá-la. Só depois de identificar uma oportunidade e desenvolver um plano para explorá-la é que começa a se interessar pelos recursos. Depois de obter os recursos, o empreendedor reunirá os componentes necessários para implementar a estratégia global.
Notas:
Objetivos: Seu Uso e Abuso no Planejamento
Dos presidentes aos supervisores, um elemento do planejamento afeta o trabalho de todo gerente: a fixação de objetivos. Objetivos, ou metas, referem-se a resultados desejados por indivíduos, grupos ou organizações inteiras.
As Organizações Possuem Múltiplos Objetivos. Uma vez que as organizações precisam satisfazer diversas clientelas, elas possuem objetivos múltiplos: por exemplo, aumentar sua participação de mercado, expandir-se para novos mercados, desenvolver novos produtos, promover o bem-estar dos funcionários e assumir uma cidadania responsável.
Objetivos Reais versus Objetivos Declarados. Declarações incluídas nos estatutos, relatório anual, declaração de missão, folhetos, anúncios de relações públicas de uma organização, constituem seus objetivos declarados. Esses anúncios oficiais do que uma organização diz que são seus objetivos freqüentemente são contraditórios e excessivamente influenciados por aquilo que a sociedade acredita que as organizações deveriam fazer. Os objetivos declarados tendem a ser vagos, representando mais as habilidades de relações
...