Empresas do Terceiro Setor
Por: Alanaclr • 24/4/2017 • Resenha • 334 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Gestão do terceiro setor
Definição do terceiro setor
Primeiro Setor:
O primeiro setor é representado pelo estado, ou seja, por entidades políticas como prefeituras, ministérios, secretarias, entre outros. Exerce atividades públicas. Aplica o dinheiro público em ações para a sociedade. Existe para o bem-estar da coletividade. Não consegue dar conta dos problemas sociais. Ineficácia.
Segundo Setor:
O segundo setor é representado pela iniciativa privada, isto é, formado por organizações particulares que exercem atividades privadas atuando em benefício próprio. Setor privado investe seu dinheiro em suas próprias atividades.
Terceiro Setor:
O terceiro setor é composto por organizações privadas sem fins lucrativos, que atuam nas lacunas deixados pelos setores públicos e privado. Tem como objetivo complementar e auxiliar na resolução de problemas sociais. Obs.: O terceiro setor possui uma definição “Estrutural/Operacional”, composta por cinco atributos que as distinguem dos demais setores econômicos. Possui estatuto.
- Formalmente constituídas: institucionalização formal, com um nível de formalização de regras e procedimentos.
- Estrutura básica não governamental: são privadas, ou seja, não são ligadas institucionalmente a governos.
- Gestão própria: não são controladas externamente. Projetos sociais, captação de recursos.
- Sem fins lucrativos: a geração de lucros deve ser reinvestida integralmente na organização.
- Trabalho voluntário: mão de obra voluntária, ou seja, não remuneraria. São exemplos de organizações não governamentais (organizações do terceiro setor). Exemplos: ONG’S, cooperativas, associações, fundações, institutos, instituições filantrópicas, entidades de assistência social.
Aula dia 27/03
A palavra assistência origina-se do latim “adsistência”, que significa ato ou efeito de assistir, proteger, amparar, auxiliar, ajudar (OLIVEIRA, 1996, P.123).
A assistência social traduz-se em serviços gratuitos ofertados pelo estado, de natureza diversa, destinado a membros da sociedade, visando atender suas necessidades.
A trajetória da assistência social no Brasil: No Brasil as políticas sociais tiveram uma trajetória influenciada pelas mudanças econômicas, e políticas ocorridas no plano internacional e pela política interna do país.
Nossa proteção social não se firmou em âncoras de pleno emprego, de serviços universais, nem nos dias de hoje um arcabouço de proteção social eficiente e eficaz com cobertura universal.
A assistência social foi inserida na constituição de 1988 nos artigos 203 e 204.
...