Emprrendedorismo
Por: julianafsales • 20/5/2015 • Monografia • 4.323 Palavras (18 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distancia – Pólo COTIA
[pic 2]
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Trabalho de Técnicas de Negociação apresentado à Universidade Anhanguera - Uniderp como exigência parcial para obtenção em Tecnólogos, com habilitação em Gestão, sob a orientação da Tutora Prof(a). MSc. Karem Grubert Rojas.
Andréia Teófilo RA. 436980
Aparecida Lúcia O. Arruda RA. 435692
Erik Lopes RA. 436845
Fabiana Duarte de Oliveira RA. 440985
Gilberto Rodrigues Barreto RA. 434345
João Paulo Vieira RA. 439065
Marta Cristina Paiva RA. 434523
Mary Teófilo RA. 436983
Paulo Eduardo F. Scavacini RA. 434520
Paulo Sérgio RA. 439810
POLO COTIA
2013
SUMÁRIO
ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL--------------------------------------------------------03
CAPITULO 1 – ESTILO DE NEGOCIAÇÃO------------------------------------------------------05
CAPITULO 2 – DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO-----------------------------------------------08
CAPITULO 3 – AS SETE HABILIDADES DO BOM NEGOCIADOR----------------------10
CAPITULO 4 – O ATO DE NEGOCIAR----------------------------------------------------------- 13
CAPÍTULO 5 – ANALISE DO FILME--------------------------------------------------------------15
BIBLIOGRAFIA-----------------------------------------------------------------------------------------16
ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL
A arte de negociar faz parte do nosso dia a dia, desde o princípio da humanidade. Precisamos conhecer os diversos tipos de negociação e desenvolver as habilidades necessárias para alcançar o objetivo, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Negociar requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muito complexas.
Nos próximos tópicos, abordaremos alguns pontos que nos da uma visão mais ampla de como negociar.
Podemos afirmar que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa. Hoje a comunicação humana vive seu auge. Existem muitos meios de se interagir e de maneira rápida e prática. Saber negociar neste ambiente global requer mudanças de postura, habilidade, rapidez e eficácia.
Negociar é alcançar objetivos por meio de acordos nas situações que existem interesses comuns, é também um processo que busca conciliar interesse das partes envolvidas de forma que o produto final satisfaça as duas partes.
Existem vários estilos de negociação, tais como: restritivo, confrontador, ardiloso, amigável.
Independente do estilo usado, temos que saber que o importante é aceitar as diferenças, ter um diálogo convincente e alcançar o objetivo levando todos a uma satisfação e alcançar o objetivo proposto. É preciso ter habilidade, mostrar seu empenho.
Diante do desafio de uma negociação salarial for negativa, como relatado no texto usa-se o argumento do seu conhecimento amplo da empresa. É importante que os resultados apresentados positivamente sejam levados em conta na hora de uma proposta salarial. Com o ingresso em um curso superior tem-se uma visão mais profunda que pode contribuir ainda mais com o crescimento da empresa.
Outra coisa é a equiparação fazendo uma média dos salários da referida área-função com no mínimo cinco cotações, tendo em vista que a média salarial da categoria deve ser utilizada como base para o pleito. Lembrando que para pleitear um aumento salarial deve se fazer uma junção de argumentos para que possa apresentar ao respectivo gerente para então serem levados em consideração seus pontos mais acentuados em destaque, como por exemplo: Pontualidade, lealdade, disponibilidade de tempo, flexibilidade em diversos sentidos, apresentar comprometimento no trabalho, se fazer proativo para merecer sua pretensão salarial.
A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.
Dessa forma é conveniente adotar na definição de negociação a amplitude de possibilidades que o termo envolve, ou seja, toda negociação envolve a relação humana e, de certo modo, uma negociação, envolve compromissos e são estabelecidas condições.
CAPÍTULO 1 - ESTILO DE NEGOCIADORES
Após analise de diversos modelos e estilos de negociação os autores classifica os comportamentos basicamente em quatro estilos sendo:
Restritivo (Jung), Toma e Controla (Bergamini), Diretivo (Marcio Miranda), Controlador (Junqueira), Gottschalk Duro – Similares, Confrontador (Jung). Dá e Apoia-Racional (Matos), Sociável (Marcio Miranda), Catalisador (Junqueira), Negociador – Semelhantes, Ardiloso (Mantém e Conserva), Metódico, Analítico, números são parecidos. O amigável adapta e negocia sociável, afável, apoiador e caloroso têm as mesmas características.
...