Este texto acadêmico baseado na obra de Hunter
Por: amanda292 • 4/11/2017 • Resenha • 545 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma Historia sobre a essência da liderança. 21 Ed. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004,139p.
Este texto acadêmico baseado na obra de Hunter, consultor chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria na área de RH e treinamento. Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante com mais de 20 anos de experiência. Sua Proposta nesta obra é demonstrar ensinamentos e conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros.
Trazendo sete capítulos ordenados em, as definições, O velho paradigma, O modelo, O verbo, O ambiente, A escolha, A recompensa. Que trazem ideias, fundamentos e discussões sobre o mundo da liderança.
O livro “O Monge e o Executivo” conta a historia de John Daily, um homem de negócios bem sucedido, gerente geral de uma grande indústria, casado e pai de dois filhos. John percebe que está fracassado como chefe, marido e pai. Sendo incentivado por sua esposa e pelo pastor da igreja então toma a decisão de participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino comandado pelo frade Leonard Hoffman um renomado empresário famoso por suas conquistas e administrações e com o passar do tempo veio a ser chamado por Simeão, um nome que o persegue desde sua infância.
John entra no mosteiro não muito satisfeito com sua decisão, pois ira deixar sua indústria durante uma semana para conviver com frades e cinco alunos que demonstrava alguns problemas de liderança sendo eles, Lee o pregador, Greg jovem sargento do Exercito, Teresa a diretora de uma escola pública, Chis treinadora de time de basquete e Kim a enfermeira.
Ao decorrer dos dias Simeão e a convivência com os outros alunos faz com que John questione suas ações como líder, qual a sua influência no seu atual cargo e deseja se olhar de forma diferente sobre o mundo a sua volta e consciente do esforço e disciplina para se tornar um líder com autoridade e influência.
O autor traz uma narrativa bem sentimental e envolvente ao leitor, com questionamento da fé. Do credo em Jesus, que também é levado como um grande exemplo de líder, e citações bíblicas. Mostrando relatos que fácil se associa e traz o conhecimento do leitor com relação à vida empresarial e cotidiana.
O livro traz conceitos muito bons, experiência e ensinamentos que devemos levar para a vida toda, não só no âmbito empresarial, cargos ou papeis de liderança, mas no dia a dia na convivência social, sendo um livro para todos lerem independente do proposito, mas sim para enriquecimento pessoal. Para se tornar um bom líder à transformação tem que partir do interior do individuo, uma visão dos próprios valores e então modificar a sua vida empresarial e o ambiente que lhe cerca.
No atual mundo empresarial não se vê exemplos que se aproximem do líder que o livro apresenta, deve assim transformar “O Monge e o Executivo” em um livro de cabeceira leva-lo como tema em diálogos empresariais treinamentos destinados a donos e funcionários de empresas.
Indico e recomendo o livro para o tipo de público jovem, adulto, estudante e principalmente a administradores ou futuro, por ele trazer uma linguagem fácil, conhecimentos que podem ser aplicados em vários setores da vida social ou na construção de um líder.
...