Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva
Por: Marcos Paulo Silveira Vilaça • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva
- Conceitos Básicos
A finalidade das estratégias empresariais é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, e os programas estabelecidos para alcançarem os objetivos e resultados estabelecidos pela empresa. A estratégia está correlaciona ao balanceamento otimizado entre produtos ou serviços e os segmentos de mercado propostos pela empresa em um dado momento.
A estratégia busca sempre como antecipar e visualizar o futuro, e como chegar da melhor maneira possível, até ele. Em termos militares a estratégia é a ciência dos movimentos dos guerreiros fora do campo de visão do general. Numa empresa a estratédia é a arte de utilizar adequadamente todos os seus recursos tendo em vista a minimização dos problemas empresariais e a maximização do uso das oportunidades identificadas no ambiente da empresa.
A empresa no presente é sua base de sustentação para o futuro, e sua avaliação é feita pela confrontação dos pontos fortes e fracos da empresa (Interno), e as oportunidades e ameaças (externo). Dessa forma se identifica sua postura estratégica que serve como base para definição de seu caminho.
Outro fator importante na formulação estratégica é a identificação de seus stakeholders e suas principais necessidades, estabelecendo um conjunto de estratégias capaz de satisfaze-las.
Interdependência sistêmica está relacionada ao fato de que a decisão do executivo deve considerar os vários aspectos e fatores que estão influenciados nessa decisão., dentro de um todo sistêmico.
Fases de evolução das empresas:
- Fase estruturada: realiza ajustes internos para melhorar a eficiência operacional da empresa. Erros podem ser corrigidos sem grandes consequências;
- Fase empreendedora: empresa deseja continuar sua evolução, e já esgotou a fase estruturada. Define uma nova estratégica básica para empresa, e entra em ujm novo estágio de crescimento. São realizados ajustes na relação da empresa com seu ambiente a procura de maior eficácia. É uma fase de maior risco.
Estratégias:
- Acumular gradativamente recursos
- Usufruir de uma oportunidade no amebiente
- Explorar determinado nicho de mercado, onde a empresa tem representatividade em relação aos produtos e serviços oferecidos;
- Explorar todo o segmento do mercado;
- Explorar negócios com sinergia;
- Explorar negócios sem sinergia;
Características de um executivo estrategista:
- Ter atitude iterativa perante as questões estratégicas da empresa;
- Saber administrar as turbulências que ocorrem no ambiente da empresa;
- Estar voltado para o processo de inovação; Senso de oportunidade, agressividade e flexibilidade para usufruir das oportunidades;
- Ter adequado processos de tomada de decisão e estabelecimento de prioridades;
- Ter capacidade administrativa para consolidar e perpetuar o negócio;
- Ter um processo adequado de controle administrativo e autocontrole;
...