Estudo de Caso: O MC DONALD'S DOS CABELEIREIROS
Por: Jeferson Amorim • 30/8/2018 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
1) A partir de pesquisas a respeito do Taylorismo e do Fordismo e de acordo com o que foi visto no material, retire do caso três características que se identifiquem com essas correntes da evolução do pensamento da Administração.
Podemos destacar como primeira característica baseada no Fordismo a produção em massa, cujo objetivo é baratear o produto, disseminando os produtos a um enorme número de consumidores. O Beleza Natural atende principalmente o consumidor da classe C e D. Chegando a atender mais de 20.000 clientes e vendendo mais de 600.000 potes de creme por ano.
A segunda característica baseia-se no Taylorismo que segundo Taylor os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria. O Beleza Natural implantou uma linha de montagem que triplicou a capacidade do salão, com sete fases diferentes, cada fase de trabalho sendo executada por uma mesma funcionária buscando um melhor rendimento do trabalho.
E a terceira característica ainda com base no Taylorismo foi o uso de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso, assim o Beleza Natural usou um modelo de negócios inspirado em práticas de sucesso de empresas que nada têm a ver com cabelos ou beleza, como a rede de lanchonetes McDonald's.
2) O título do caso sugere uma analogia entre a rede de fast food Mc Donalds e o referido Salão de Cabeleireiros. Explique a relação de semelhança relacionados entre as duas empresas.
Inspirado na redes Mc’Donalds, a padronização do trabalho, cada fase feita por um mesmo funcionário, um trabalho mecanizado, visando o aumento da produção e a qualidade do serviço, buscando a mesma qualidade do serviço não importando em qual salão ir.
...