Estudo de caso de juros compostos
Por: Sharq - Lucas • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 544 Visualizações
AULA
Processo de Cuidar de Adultos com Transtorno de ansiedade.
Conteúdo apresentado e discutido
- Apresentação considerações sobre o fenômeno da ansiedade na sociedade contemporânea
- Epidemiologia
- Definição do conceito de ansiedade e suas características
- Descrição dos níveis de ansiedade e as respostas à ansiedade (fisiológicas, comportamentais, afetivas e cognitivas)
- Apresentação breve da etiologia segundo teorias biológicas e psicodinâmicas
- Classificação dos transtornos ansiosos segundo CID-10
- Aplicação do processo de enfermagem
EXERCÍCIO
- Desenvolver um plano hipotético de cuidados de enfermagem para JAD - caso clínico apresentado abaixo.
- Faça levantamento dos problemas
- Indique as intervenções e os resultados esperados.
CASO CLÍNICO
J.A.D. sexo masculino, 38 anos, natural de Porto Alegre - RS, em São Paulo há 10 anos, casado, duas filhas (3 anos e 1 ano), formado em economia e trabalha como corretor de valores há 5 anos.
J.A.D. vem a consulta de enfermagem em um serviço de saúde do município de São Paulo e tem como queixa que há cerca de 6 meses apresenta insônia, irritabilidade fácil, inquietação, medo de sair de casa e falta de concentração no serviço. Ao ser questionado se houve algum evento importante no último ano que o marcou, relata que a gravidez de sua esposa não foi fácil e no mesmo período vivenciou um assalto, no qual foi agredido pelos assaltantes, porém diz "nessa cidade temos que saber lidar com isso, faz parte da rotina". Durante entrevista o paciente demonstra inquietação, balança as pernas, estrala várias vezes os dedos da mão e a todo momento pergunta se a consulta irá demorar pois precisa ir trabalhar.
Devido a dificuldade de vinculação com o paciente a enfermeira pergunta se há algum acompanhante com ele e o mesmo diz que sua esposa está na recepção. A enfermeira pergunta se é possível conversar com a esposa e o paciente se opõe, porém após insistência da profissional J.A.D. permite que ela converse com sua esposa.
Durante anamnese objetiva a esposa relata que há +/- 6 meses seu esposo apresenta comportamentos estranhos, volta em torno de 2 a 3 vezes em casa antes de seguir para o emprego, durante o dia liga várias vezes para saber se ela e as filhas estão bem, não sai de casa a não ser para trabalhar, apresenta muito medo de ficar em locais com muitas pessoas, há 15 dias um colega de trabalho dele ligou para ir buscá-lo no emprego, quando chegou lá ele chorava compulsivamente e dizia que queria voltar para Porto Alegre, apresentava sudorese intensa, tremores por todo o corpo e não conseguia sair do lugar, neste dia foi levado ao hospital, lá foi verificado que sua PA estava 170x110 mmhg e Pulso de 137 bpm, queixava-se de dor no peito e pedia ao médico para não deixá-lo morrer. Foi medicado com 20mg de Diazepam e 25mg de Captopril V.O., ao melhorar do quadro foi liberado do hospital, com prescrição de Clonazepam 2mg (1-0-1) e encaminhamento para o serviço de saúde mental.
Esposa também relata que J.A.D. ficou sobrecarregado durante sua última gravidez, durante o período neonatal da filha caçula, pois ela nasceu com problemas cardíacos, após ser assaltado apresentou pesadelos nas noites seguidas ao evento e nos últimos dois anos o serviço está cansativo devido a crise financeira.
...