Estágios de desempenho em grupo
Por: Andre Ferreira • 7/4/2015 • Bibliografia • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 164 Visualizações
Estágios de desempenho de grupo (características)
a) Pseudo-equipe - este tipo de grupo pode definir um trabalho a fazer, mas não se preocupa com o desempenho coletivo, nem tenta conseguí-lo. As interações dos membros inibem o desempenho individual, sem produzir nenhum ganho coletivo apreciável.
b) Grupo de trabalho - os membros desse grupo não vêem nenhuma razão para se transformarem numa equipe. Podem partilhar informações entre si, porém responsabilidades, objetivos e produtos pertencem a cada indivíduo.
c) Equipe potencial - este grupo quer verdadeiramente produzir um trabalho conjunto. Contudo, os membros precisam de esclarecimento e orientação sobre sua finalidade, objetivos, produtos e/ou abordagem da tarefa.
d) Equipe real - de todas as possíveis transições de grupo, a mudança de equipe potencial para real é a que traz o maior incremento ao desempenho. Uma equipe real se compõe de pessoas com habilidades complementares e comprometidas umas com as outras através de missão comum, objetivos comuns e abordagem de trabalho bem definida.
e) Equipe de elevado desempenho - este grupo atende a todos os requisitos de uma equipe real e mais ainda: os seus membros estão profundamente comprometidos com o crescimento pessoal de cada um e o sucesso deles mesmos e dos outros.
Gestão de equipes de trabalho de alto desempenho
Projetos bem sucedidos resultam do trabalho de equipes bem sucedidas, que por sua vez dependem profundamente do exercício da liderança. Essa liderança tem a missão de transformar este grupo de profissionais em uma equipe coesa.
Abaixo algumas características que um líder deve desenvolver para exercer com efetividade sua liderança:
- Visão estratégica
- Iniciativa e compromisso com os resultados
- Iniciativa e compromisso com os resultados
- Relacionamento interpessoal
- Competência técnica
- Ética
- Planejamento
- Agente de mudança
Competências de liderança
- Tranquilidade para atuar em momentos caóticos, sem perder o foco, mantendo o controle emocional.
- Forte tendência a ouvir as pessoas, entrar em seu mundo interior, compreendê-las e descobrir sua essência.
- Domínio da arte de administrar conflitos.
- Valorização do conhecimento externo tanto quanto das impressões internas, nas situações de indecisão – intuição aguçada.
- Sagacidade na descoberta de possibilidades, onde os outros só enxergam problemas.
- Métodos para o máximo desempenho dos grupos
- Pode não haver nenhuma garantia de que um determinado grupo irá alcançar o sucesso, mas há sempre muito a ser feito para maximizar esta possibilidade
Lições mais importantes para os Grandes Grupos
Não há nenhuma garantia de que um determinado grupo irá alcançar o sucesso, mas há sempre muito a ser feito para maximizar esta possibilidade. Este é o trabalho do líder e das equipes de sucesso.
1. A grandeza começa pelas pessoas extraordinárias
“As pessoas capazes de alcançar algo verdadeiramente inédito possuem mais do que um simples talento e inteligência. Elas possuem mentes originais. Vêem as coisas de forma diferente. Podem apontar falhas em nosso conhecimento. Possuem um faro para descobrir problemas interessantes e importantes, bem como a habilidade para resolvê-los. Querem entrar na próxima atividade, não ficar na anterior”. Estas pessoas são capazes de ver a conexão entre as coisas. Elas tendem a ser profundos generalistas e não especialistas restritos à sua especialidade. São fundamentalmente “solucionadores de problemas”.
2. Os Grandes Grupos e os grandes líderes criam-se a si mesmos
A tendência de criar heróis não está de acordo com a realidade de que a maioria dos problemas incomuns exige soluções coletivas. O herói solitário, que encarna o indivíduo solucionador de problemas, está acabado. Em seu lugar surgiu um novo modelo para as realizações criativas, chamado de o Grande Grupo. “E Grandes grupos não existem sem grandes líderes”.
3. Todo Grande Grupo possui um líder vigoroso
Os Grandes Grupos, por mais paradoxal que possa parecer, são compostos por pessoas de raro talento, trabalhando juntas como iguais. Porém, em todos eles, existe uma pessoa que funciona como maestro, organizando o talento dos outros.
4. Os líderes de Grandes Grupos amam talento e sabem onde encontrá-lo
Os líderes de Grandes Grupos devem ser pessoas confiantes o suficiente para recrutar gente mais capacitada do que elas próprias. Devem apreciar o talento dos outros.
5. Todo grande grupo é uma ilha – mas com uma ponte para terra firme
“Como as pessoas tão freqüentemente fazem em comunidades isoladas, os participantes criam uma cultura própria – com costumes distintos, roupas, brincadeiras e até mesmo com uma linguagem particular”.
...