Etica e Moral
Por: Alexsander Silva • 15/3/2016 • Projeto de pesquisa • 824 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
ATPS – Classificação e Pesquisa – Etapa 1
Adilson Pavan RA:0901346828
Gino Cezar da Rosa Ciocari RA:901413776
Marcos A. Stecca RA:926435313
Robson J. Silva RA:901382362
Thiago Henrique da Silva RA:991002855
Campinas
2010
1 Método de busca com o melhor desempenho computacional
Considerando os parâmetros de testes definidos no ATPS, foi possível identificar que o melhor método de busca sem a ordenação dos dados é o linear com sentinela, porém se o valor procurado não estiver no vetor, o tempo e a quantidade de testes realizados serão exatamente iguais ao da busca linear, pois a chave será localizada apenas no final da base de dados.
O calculo de tempo foi realizado através da quantidade de ciclos do processador (clock), mas como a base utilizada nos testes é pequena o processo é muito rápido para realizar uma comparação precisa entre os algoritmos, alem disso foi possível notar que os valores definidos para busca no ATPS não estão disponíveis após a geração dos números aleatórios e dessa forma os algoritmos de busca não localizarão os valores o que forçara percorrer o vetor até o final.
2 Desempenho da busca binária x busca linear x busca linear com sentinela
Após a ordenação dos dados fica claro que o melhor método de busca é a binária como mostra a Figura 1, pois tanto o tempo quanto a quantidade de processamento é muito menor do que as outras técnicas de busca.
O principal ponto é se a ordenação da base de dados é viável para aplicar esse tipo de técnica, pois dependendo do tamanho da base a ordenação pode se tornar muito lenta e exigir muito processamento.
A ordenação através de algoritmos como bubblesort e seleção demonstraram bons resultados, mas ainda assim exigem mais processamento do que as buscas em bases que não foram ordenadas, porem se a ordenação for realizada periodicamente ou no momento em que os dados são inseridos a busca binária torna-se viável, pois a localização e o tempo de processamento são muito mais rápidos do que as demais técnicas.
|Tipo de teste |Tamanho Vetor |Quantidade de testes |
|Busca Linear |1.000 |1.000 |
|Busca Linear com Sentinela |1.000 |1.000 |
|Busca Binária |1.000 |9 |
|Bubble Sort |1.000 |244.968 |
|Seleção |1.000 |56.738 |
Figura 1 – Resultados dos testes realizados com os algoritmos de busca após a ordenação da base
3 Conclusão
Após a realização das baterias de testes foi possível concluir que existem algoritmos de localização e ordenação mais eficientes do que outros, porém a aplicação e a utilização de cada um depende da situação e principalmente do tamanho da base de dados que será manipulada.
Considerando os parâmetros utilizados nesses testes observamos que o melhor comportamento dos algoritmos de ordenação e seleção foram obtidos pelo método seleção e a busca binária, mas isso não significa que são os melhores para todas as situações, pois todos possuem suas particularidades e deficiências.
Anexo I
Código completo para realizar a bateria de testes descritas abaixo.
/*
Name: ATPS - Classificação e Pesquisa
Description: Bateria de testes de busca linear, linear com sentinela e binária
ordenação bubble sort e seleção
*/
#include
#include
#include
#include
#define tempo 2000
#define search_p 87
#define search_s 100001
//prototipos das funções
void bateria_testes(int tam, int t);
void linear(int n, int t, int *p_int, double *p);
void linear_sentinela(int n, int t, int *p_int, double *p);
void binaria(int n, int t, int *p_int, double *p);
void bubblesort(int n, int t, int *p_int, double *p);
void selecao(int n, int t, int *p_int, double *p);
double unif(long int *seed, double low, double high);
int inteiros_unif(long int *seed, int low, int high);
main(){
//declaração de variaveis
int op=0, tipo;
while (op!=5){
system("cls");
//cabeçalho com os parametros de teste
printf("\n ATPS - Classifica%c%co e Pesquisa \n",135,198);
printf(" \n +------+--------+-----+--------+------------+----------+-------------+");
printf(" \n | OP | N | low | high | seed | N. Proc. | S. N. Proc. |");
printf(" \n +------+--------+-----+--------+------------+----------+-------------+");
printf(" \n | 01 | 100 | 0 | 100000 | 1234554321 | 87 | 100001 |");
printf(" \n +------+--------+-----+--------+------------+----------+-------------+");
printf(" \n | 02 | 1000 | 0 | 100000 | 1234554321 | 87 | 100001 |");
printf(" \n +------+--------+-----+--------+------------+----------+-------------+");
printf(" \n | 03 | 10000 | 0 | 100000 | 1234554321 | 87 | 100001 |");
printf(" \n +------+--------+-----+--------+------------+----------+-------------+");
printf(" \n | 04 | 100000 | 0 | 100000 | 1234554321 | 87 | 100001 |");
printf(" \n +------+--------+-----+--------+------------+----------+-------------+");
printf("\n\n Selecione os par%cmetros de teste [ 1 - 4 ]: ",131);
scanf("%d",&op);
if(op5){
printf("\n Opcao invalida !");
getch();
}
break;
}
}
}
/*------------------------------------------------------------------------------
Algoritmo 1 – Gerador de números reais aleatórios
Gerador de distribuicao uniforme retorna um numero
double (real com longa precisão) na faixa low – high,ou seja, [low,high].
------------------------------------------------------------------------------*/
double unif(long int *seed, double low, double high){
double unif_ret;
long int m,a,b,c, k;
double value_0_1;
m = 2147483647;
a = 16807;
b = 127773;
c = 2836;
k = *seed/b;
*seed = a * (*seed % b) - k*c;
if (*seed
...