Exemplo de inovação nas empresas
Por: rodolfoom • 9/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 284 Visualizações
1ª Empresa: Apple
Quando se pensa em inovação, vem-se à mente quase que instantaneamente a imagem da Apple, sinônimo de novidades e qualidade de seus produtos. E o carro chefe em termos de inovação foi o tocador pessoal de músicas digitais iPod©.
A Apple, uma das percussoras dos computadores pessoais, viu seu declínio diante da concorrência pesada proporcionada pela união de forças entre duas grandes gigantes: IBM e Microsoft. Além disto, a ganância dos investidores destituiu o principal nome do grupo, Steve Jobs, de suas funções.
Sem outra alternativa, Jobs se viu obrigado a voltar às suas raízes e resgatar seu espírito inovador que mantivera adormecido.
De volta à Apple, em 1997, montou um staff com o que havia de melhor ao seu redor e deu-se início ao que se tornaria o novo padrão da indústria multimídia portátil: o iPod©.
Até então, se quisesse portabilidade para apreciar suas músicas, as pessoas tinham que carregar consigo seus CD Players, juntamente com todos os seus CDs. O iPod© trouxe a possibilidade de carregar num minúsculo aparelho uma biblioteca enorme de músicas e outros arquivos multimídias, sem ferir os direitos autorais dos mesmos. Além disso, trata-se de um aparelho de uso simples e facilitado, voltado para tornar a experiência do usuário única e prazerosa.
O iPod© não atendeu diretamente uma demanda de mercado; ele foi além, entregando algo que era até então imprevisível. E, por ser tão inovador, chegou a ser ridicularizado em seus primórdios. Mas o tempo foi o melhor aliado para alçar a Apple à liderança de mercado.
Hoje, graças às constantes melhorias que são implantadas, a Apple consegue se manter na vanguarda da liderança do mercado de tocadores de mídia portáteis.
Caso um novo entrante se aventure neste setor e queira assumir a liderança, terá que ir além da pura e simples imitação. Terá que inventar algo totalmente novo e imprevisível, que faça o mercado indagar como não havia pensado nisso antes, além de fazê-lo aceitar que este algo novo seja indispensável. Ou seja, deverá criar novos valores para os potenciais consumidores de fato de tornarem clientes concretos.
2ª Empresa: Bebê Store
A Bebê Store, loja online de artigos infanto-juvenis, surgiu quando um casal, com pouco mais de R$100 mil guardados, queria dar uma reviravolta em suas vidas e deixarem de serem empregados.
Com este aporte inicial, criaram uma pequena empresa virtual, além de iniciarem seu estoque. Porém eram bem amadores e ficavam nas mãos de terceiros, como dos programadores do site em si bem como de empresas de divulgação e marketing.
O site não se via capaz de enfrentar os grandes players existentes, a não ser que oferecesse algo diferente. Como houve uma coincidência entre a abertura da empresa e a gravidez do casal, eles puderam pôr em prática necessidades que tinham como consumidores. E inovaram ao lançar um clube de assinaturas de fraldas, onde os clientes, por meio de uma mensalidade, recebem no conforto de seu lar, todos os meses, um kit de fraldas previamente escolhidos, garantindo comodidade e despreocupação. Esta era uma demanda antiga do mercado e a empresa teve de se estruturar para tanto, desde a aquisição de produtos a preços atrativos bem como a montagem de uma equipe focada na construção dos kits e na logística de entrega dos mesmos.
Esta novidade chamou a atenção do mercado, fazendo surgir investidores dispostos a aportarem quantidades expressivas de capital de modo a alavancar a empresa. E assim foi feito.
Com mais dinheiro em caixa, o negócio se profissionalizou. A empresa conseguiu comprar com mais descontos junto aos fornecedores e repassa-los aos clientes. Além disso, aumentou o mix de oferta e reduziu os prazos e valores de entrega. Além disso, o carro chefe da empresa, a assinatura de fraldas, foi expandido. Agora, os clientes recebem, além das fradas, outros itens para os bebês e filhos pequenos, como roupas, utensílios e alimentação.
Foi questão de tempo até a empresa se tornar líder de mercado, comprando seu principal concorrente e aumentando a sua sinergia.
Para entrar neste mercado e se tornarem líderes, novas empresas deverão observar as melhores práticas existentes, estuda-las e oferecer vantagens competitivas para despertar no cliente a vontade de voltar suas atenções para as novas ofertas. Ou seja, deverão surpreender os clientes, tal como a Bebê Store o fez.
3ª Empresa: Hyundai
A fabricante sul coreana de automóveis Hyundai dedicou muitos anos de sua existência à fabricação de automóveis de baixa qualidade e utilitários para transportes de cargas e de pessoas, sem eficiência e conforto, voltados para o mercado interno.
...