FUNCIONÁRIO DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES EIXO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Por: dsalustriano • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.687 Palavras (7 Páginas) • 646 Visualizações
PLANO DE ATIVIDADE PRÁTICA
CADERNO 01 – FUNCIONÁRIO DE ESCOLAS: CIDADÃOS,
EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES
EIXO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
IDENTIFICAÇÃO
Aluno (a): Diego Salustriano da Silva
Curso: Secretaria Escolar
Local de realização da PPS: Unidade Integrada Isabel Cafeteira
Tutor(a) ou Profissional da Escola: Antonia Gessiane
Ano: 2017 Módulo: I
Professor (a) da Área Pedagógica: Karen Krystine Ferraz Trinta
Atividade I
Encaminhamentos Metodológicos e atividades propostas: Reúnam-se em grupos (no máximo quatro grupos); Leiam o texto “História e construção da identidade: Compromissos e expectativas” Preencham o quadro histórico a partir das informações retiradas do texto; Discutam sobre essas informações. |
Identidade do funcionário de escola | |||
Período dos Jesuítas | Período das Aulas Régias | Período da República | Período da democratização do Acesso escolar |
- Inicio em 1500 em Salvador - BA - Jesuítas eram os educadores - Jesuítas eram responsáveis pelas aulas, missas, pregações e exerciam o poder repressivo. - Os coadjutores eram responsáveis por administrar os trabalhos materiais. - os educadores eram responsáveis por toda a vida dos alunos. - houve o trabalho escravo nas tarefas menos qualificadas. Findou-se esse período em 1759 com a expulsão dos jesuítas. | Período das aulas régias (1772-1834) - Eram vistos apenas os professores e alunos. - Demais funcionários eram invisíveis, sem a devida importância. Escravos realizavam apoio material Todos os demais funcionários eram vistos apenas como escravos, com identidade fundida a dos negros Funcionários com de caráter subalternidade. | -Surgiram e se institucionalizaram as funções não docentes nas escolas. -Surge uma inovadora legislação sobre o “pessoal administrativo” garantindo o reconhecimento em portarias e diários de diversas funções. -Inicio de admissões por indicação politica. -A figura do professor normalista projetou uma sombra que inviabilizou os demais servidores da educação. -de 1949 em diante houve um aumento na demanda das funções de limpeza e merenda escola o que acelerou a mudança no perfil dos funcionários da escola. | -Houve uma carência maior de funcionários da escola, devido o crescimento no acesso a escola. -as atividades de limpeza e alimentação eram vistas como um prolongamento de funções domesticas femininas. -O profissional sofria com baixos salários e esses subempregos eram trocados por favores políticos. -Reforça-se a invisibilidade dos funcionários. -Cria-se uma hierarquia entre os próprios não docentes, onde quem mais sofre são o pessoal da alimentação, limpeza e vigilância. |
Atividade II
Encaminhamentos Metodológicos e atividades propostas:
|
Durante as pesquisas foi constatada que uma escola de qualidade é aquela que pode proporcionar o aprendizado para as crianças e que também receba toda a comunidade da melhor forma possível, a qualidade esta diretamente ligada a aulas com professores capacitados, espaços de ensino adequado e recursos fundamentais para o processo de ensino.
Quando se fala em gestão democrática tem-se em mente algo meio distante da realidade da maiorias da escolas, no entanto no processo de pesquisas foi relatado que a escola está apta para ouvir todos os membros da escola, os professores e os demais funcionários se sentem confortáveis em opinarem, a direção e a coordenação trabalha em prol dessa gestão democrática, onde todos os membros da escola possam enriquecer o trabalho com seus conhecimentos individuais.
Quando de fala a respeito da responsabilidade de realização de uma escola de qualidade, é ressaltado que é papel primordial do governo proporcionar atitudes voltadas para educação bem como investir na capacitação dos educadores. Os professores também influenciam nessa questão, na qual é necessário um comprometimento real com as praticas de ensino. E por fim é importante que os pais estejam comprometidos com a escola, e no processo de educação de seus filhos.
Na analise com a comunidade, a principio não a maioria não conhecia esse termo, no entanto após breve explicação foi visto que a escola prevê essa gestão democrática para a comunidade, pois a comunidade se depara frequentemente com um quadro de funcionários preparados para ouvir e usar ideias que fortalecem a escola, assim como esta preparados para criticas que podem melhorar o serviço.
Atualmente as escolas ainda enfrentam constantes dificuldades, mas mesmo assim é buscada a produção de um ensino de qualidade. A comunidade ver a escola como uma das melhores da região, mas também reconhecem alguns empecilhos que não são fáceis de solucionar e requerem atenção de toda a comunidade escolar.
Atividade III
Encaminhamentos Metodológicos e atividades propostas: Ler um trecho do texto “A construção do perfil de profissionais da educação” Pesquisar junto à comunidade escolar (professor, pais, gestão e funcionário de escola): Qual deve ser a real atuação do funcionário de escola no processo de democratização da gestão escolar? As atividades desempenhadas hoje se relacionam às ações da gestão democrática? O que é necessário ser feito para mudar o cenário atual? Qual a importância da participação e do comprometimento dos funcionários de escola na gestão escolar democrática? Entreviste o máximo de pessoas que conseguir; Levantem bastantes informações; Anotem suas conclusões. |
...