FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES
Por: Vinícius Squinelo • 5/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 5.317 Palavras (22 Páginas) • 313 Visualizações
CADERNO – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES
RELATÓRIOS DE ENCONTROS
13/04/2019
A aula aconteceu no auditório onde a professora Zeneide explicou sobre como será o terceiro módulo do curso e em seguida os tutores apresentaram uma encenação chamada “O Pescador”, ainda no auditório respondemos a atividade I e fomos para sala 05 do CEPEF, a professora Neide e Maria Helena nos receberam e fizemos uma breve discussão sobre o teatro.
Realizamos a atividade 2, recebemos os livros do novo módulo, continuamos com a atividade 3 e fizemos um intervalo.
Ao retornarmos fizemos as atividades 4, 5 e 7. Recebemos os pratiques e as tutoras informaramsobre as datas dos próximos encontros presenciais. Ok
27/04//2019
A aula aconteceu na sala de aula 05 do CEPEF, a professora Tatiana e Renata nos receberam com uma breve oração e logo iniciamos a atividade VI do caderno. Em seguida realizamos a atividade VIII e IX, esta última foi um fartaz confeccionado coletivamente.
Assistimos ao desenho Fonte dos Desejos (disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=PjcvGJ7pwWM) e logo após fizemos uma breve reflexão e fomos para o intervalo.
Por problemas pessoais, precisei me ausentar do restante da aula, os colegas me passaram que após o intervalo todos foram ao auditório e assistiram à alguns episódios do “Chaves” e voltando para sala deram continuidade as atividades e ao final receberam os pratiques e os TCC’s.
CADERNO – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES
RELATÓRIOS DE VISITA
O professor José Paulo compareceu na EMEI no dia 22/04/2019, fez as correções e tirou dúvidas. Avisou sobre os próximos encontros e se colocou à disposição via whatsapp ou e-mail.
CADERNO – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES
MODULO III – PRATIQUES
1) Todas as conquistas que presenciamos neste momento na Educação Escolar, vem de lutas e vitórias de profissionais que comprometidos neste processo ensino-aprendizagem buscaram, melhor qualidade de trabalho, a valorização profissional. Uma busca por valer a pena estar dentro deste contexto Educação. É mais que acertivo colocar que a função que cada um de vocês exercem dentro da escola é primordial para que haja soluções e as instituições avancem no que diz respeito a Educação e Cidadania. Sendo assim descreva qual o seu sentimento diário em exercer a sua função?
Percebo que a educação poderia ser muito melhor se o Estado lhe desse mais atenção. Mesmo na EMEI é possível começar a ensinar o sujeito noções de cidadania, para as crianças e também para famílias, que devem estar presente no processo. ok
2) A valorização profissional tem um contexto histórico e não somente pessoal, durante longos anos a luta por diretos aconteceu no cenário brasileiro, mais profissionais críticos, que se compreendam como construtores de um determinado projeto de educação, preparados para reconhecer o papel das instituições de ensino em suas relações com o conjunto da estrutura social do país e capazes de construir conhecimento a partir de suas intervenções pedagógicas. Ao mesmo tempo, garantir condições para que exerçam plenamente suas funções e possam qualificar-se permanentemente.
[pic 4]
Figura 1: https://movimentodocente.milharal.org/category/arte/
Dê acordo com o conhecimento obtido na unidade II, você como profissional acredita que as mudanças ocorridas ao longo dos anos estão sendo colocada em prática no seu ambiente de trabalho? Justifique sua resposta.
A mudança mais perceptível é o ensino gratuito à todos. Hoje nas EMEI’s todas as turmas têm professores, isso é uma mudança na forma de trabalho, que antes era mais voltada ao assistencialismo, hoje já podemos perceber que o olhar é mais para o tocante da educação, mas não esquecendo o cuidar. ok
3) O Brasil que conhecemos começou com a chegada dos portugueses em 1500; e, cinquenta anos depois, eles fundaram nosso primeiro colégio, na Bahia. Mas já está aprovado que, mais de trinta mil anos antes, seres humanos habitavam o território brasileiro. Pelo menos no Piauí, onde foram descobertos vestígios de antigas culturas indígenas. Durante todo esse tempo, os índios não tinham escola, mas tinham educação. Baseado nesse texto, responda: Você concorda com essa afirmação? É possível ter educação sem ter estudo? Qual a diferença entre educação e estudo? Justifique suas respostas.
Concordo, é simpossível ter educação sem ter estudo, pois a educação aqui colocada diz respeito ao “viver em sociedade”, em tornar-se cidadão de direitos e deveres, em saber respeitar e ter valores éticos e morais. Já o estudo se remete à academia, ao saber científico, portanto é sim possível ter um e não o outro. ok
4) O Estado de Direito prevê a “gestão democrática no ensino da lei pública, na forma da lei” (art 206). A lei Federal nº 9394, de 1996, (LDBn) em seu art. 14, estabelece que a Gestão Democrática nas escolas é exercida pela atuação de um conselho escolar ou equivalente. Como são formadas as decisões administrativas diante do conselho escolar ou colegiado do Município e Estado? Você conhece alguma ação que foi decidida pelo conselho da sua escola? Cite dois casos. Você sabe qual é a diferença entre ocupação e profissão? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização? Justifique sua resposta.
Na EMEI onde atuo há uma APM, que faz a gerência das verbas recebidas pelo Estado e também realiza ações visando a melhoria no atendimento às crianças. Ocupação é o que realizamos diariamente no nosso trabalho, já a profissão é nome da carreira, por exemplo, eu sou professora, mas minha ocupação é administrativa. Escolarização é ir à escola e obter conhecimentos científicos de acordo com a etapa de ensino, já a profissionalização apesar de ir à escola, é onde obtemos conhecimentos específicos para realizar um trabalho. ok
5) Com a questão da profissionalização: os funcionários precisam não somente saber fazer o que fazem, mas sistematizar e institucionalizar suas identidades funcionais. Estamos num tempo de transição, construindo e organizando essas novas identidades, esses novos perfis. Como se sente neste processo de educação continua permanente? Que conhecimentos e habilidades fazem parte de sua formação como profissional que são necessárias em sua ocupação?
Todos precisamos estar em constante aprendizado, independente da função/ocupação que exercemos. No meu caso fiz cursos de computação e línguas que hoje me ajudam muito na função que atuo em minha unidade. ok
...