TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de gestão: balanced scorecard (BSC) e Seis Sigma

Artigo: Ferramentas de gestão: balanced scorecard (BSC) e Seis Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

FERRAMENTAS DE GESTÃO: BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMAS

• O Processo de Seis Sigmas:

A força da globalização nas empresas faz com que cada vez mais processos sejam analisados e melhorados, pois em função da dinâmica de mercado, a eficiência nas operações e a eliminação do desperdício são questões de sobrevivência e não diferenciais. O Seis Sigma é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia nesta busca, usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente.

A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo DMAIC: D – Define (definir), M – Measure (medir), A – Analyse (analisar), I – Improve (melhorar), C – Control (controlar). O objetivo da utilização desta sequência é para a realização de melhoria em produtos, serviços ou processos.

O programa Seis Sigma promove uma mudança na cultura de uma empresa, pois, após a sua implementação, modifica o posicionamento da empresa em relação aos seus problemas e também na sua forma de identificá-los e tratá-los. (Aguiar, 2002).

• Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à Gestão pela Qualidade.

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.

.A ferramenta de gestão Seis Sigma pode ser definida como uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo em relação à qualidade, por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. Ambas estão relacionadas à gestão estratégica e gestão pela qualidade, onde procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas.

• Um caso de sucesso: BSC

Cliente: ARMCO do Brasil - Painel de Indicadores Estratégicos – BSC

empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas e beneficiando-a para a comercialização com as indústrias, sendo o segmento automobilístico um de seus maiores clientes. Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC), um conjunto de ferramentas que visa medir o desempenho não apenas da área financeira, mas de processos e estruturas organizacionais. A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia, permitindo o planejamento e o relatório do desempenho dos indicadores que descrevem e monitoram essa estratégia e melhoria do processo decisório.

• Um caso de Sucesso: Seis Sigmas

GE – Reduz número de fornecedores de serviços de transportes

A GE desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A meta, além de melhorar a qualidade do serviço, é economizar algo em torno de US$ 400 mil, de acordo com Fátima Souza, que coordena o processo na companhia. O projeto obedece à metodologia Seis Sigma, um programa de qualidade implantado a partir de 1995

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com