Fichamento do filme: The Internship
Por: Rayane Valeriano • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 340 Visualizações
Exibição do filme: The Internship (Os Estagiários) - 2013
Este material tem como objetivo orientar a elaboração do trabalho em grupo que contempla a análise do filme exibido para, então, apresentar a atividade de seleção e recrutamento que deve ser identificada pelos alunos. A exibição passa a estimular a discussão em torno do tema a seguir:
Billy e Nick são vendedores cujas carreiras foram devastadas pela era digital. Na tentativa de provar que não estão obsoletos, contra todas as expectativas eles conseguem um cobiçado estágio na Google, juntamente com um batalhão de pequenos gênios. No entanto, alcançar esta utopia é apenas metade do desafio. Agora têm de competir com a elite nacional de talentos da tecnologia para provarem que a gestão do conhecimento é a principal fonte da reinvenção.
SEMINÁRIO EM GRUPO:
Com o intuito de facilitar o desenvolvimento dos trabalhos em grupo é recomendado considerar os questionamentos abaixo. Estes pontos não devem ser respondidos como um questionário, mas servem como estímulo ao pensamento e orientadores para a proposta do trabalho. A ordem pode ser alterada de acordo com as necessidades do trabalho e novos tópicos podem ser incluídos.
- Introdução:
- Apresente o objetivo do estudo e defina a problemática (Análise do Filme “Os estagiários” com foco no processo de Seleção de Pessoas).
- Analise o ambiente organizacional do Google, considerando os principais elementos do ambiente interno da organização e o ambiente externo.
- Levantamento/Identificação das características econômicas do Google considerado suas tendências. Como exemplo:
- Crescimento atual e previsto;
- Concorrentes (participação, características dos produtos e serviços, etc.).
- Existência de tecnologias relevantes, de produto e de processo;
- Problemas enfrentados pelo setor. (Possível impacto na lucratividade futura)
- Análise crítica:
- Observando o que foi apresentado no filme, quais seriam as principais diferenças e implicações para o Google e os funcionários, da estratégia de controle por imposição versus estratégia de controle por motivação interna?
Na estratégia de controle por imposição, os objetivos impostos pelos gerentes são de liberadamente difíceis para não permitir que os funcionários se acomodem, utilizando um sistema de reforço para a motivação, onde decorrente do desempenho individual, o funcionário será recompensado ou punido. Isso permite um maior controle sobre o desempenho dos subordinados, bem como um melhor direcionamento dos esforços para a realização dos objetivos. Porém, esta técnica trás alguns prejuízos para a organização: baixa iniciativa (o funcionário irá realizar apenas aquilo que foi ordenado), concentração dos esforços nas tarefas que são controladas em detrimento das demais, omissão de informações não convenientes por parte do funcionário sobre seu desempenho, pouco interesse do funcionário perante o desempenho da organização. Na estratégia de controle por motivação interna, supõe-se que os funcionários são motivados por seu comprometimento com os objetivos organizacionais, os quais são estabelecidos de maneira participativa. A recompensação é realizada com base no desempenho geral dos funcionários, ou seja, da organização, dessa maneira, incentiva-se o fluxo de informações e gera mais satisfação dos funcionários em atuar para melhorar o desempenho da organização. Esta estratégia, no entanto, não permite um controle tão direito e abrangente sobre o desempenho dos funcionários e não permite que o desempenho individual seja realizado de maneira clara e objetiva, o que faz com que os objetivos individuais não sejam tão ambiciosos como na estratégia anterior
- Quais foram os principais desafios enfrentados por Billy e Nick ao assumir o cobiçado estágio na Google?
Billy e Nick não são da geração digital e são obrigados a procurar novos rumos. Optam por sair da zona de conforto e buscar desafios em uma área com a qual não estão familiarizados. Eles sofrem preconceito por serem os únicos mais velhos, fora do padrão geek muito comum entre os googlers (como são chamados os colaboradores da empresa).
- Quais fatores de “empregabilidade” Billy e Nick apresentam ao longo do filme?
Todos são em relação ao relacionamento com as pessoas, o fator humano, em destaque a gestão de conflitos e liderança de equipe (persuasão, integração e trabalho em equipe, tendências, etc); Imagine você ter de enfrentar uma concorrência altamente capacitada, isso sem falar da facilidade de adaptação a novas tecnologias e inovações.
- Quais passos foram apresentados no processo de recrutamento de pessoas do Google? Comente sobre a estratégia utilizada na entrevista de seleção via web.
- Inscrição (era necessário estar cursando graduação)
- Entrevista via web
- Seleção pelos tutores
- Chegada a empresa e formação de equipes para cumprimento dos desafios e seleção final
O Google usa o método de case, o mesmo utilizado por consultorias como McKinsey, Bain e BCG. É proposto ao candidato um problema e espera-se que ele apresente uma solução. A dinâmica é acompanhada por entrevistadores hipertreinados, de diversas áreas da empresa. O que o Google considera aqui: capacidade de propor soluções criativas, raciocínio lógico e habilidade de se comunicar bem. Uma vez feitas as análises dos candidatos, são escritos relatórios sobre cada um dos avaliados. No final, juntam-se todos os relatórios, que são enviados ao comitê de admissão. O que faz a diferença: provar que é capaz de lidar com diversas variáveis ao mesmo tempo. "No Google, as pessoas têm muita autonomia. O profissional aqui vive em um ambiente sem estrutura convencional (sem chefias e departamentos) e sem muitos processos.
...