Filme tempos modernos
Por: leandrovsky • 30/10/2016 • Resenha • 428 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
Filme Tempos modernos
- Este contexto se manifesta no filme no momento em que são retratadas as manifestações, as questões do desemprego, a falta de condições básicas para sobrevivência, falta de alimentação adequada, moradia e índice de criminalidade.
2.1- Sim, o filme tempos modernos denuncia a coisificação do ser humano. Temos retratado no filme a amizade do Chaplin com a órfã. A princípio temos explícito uma amizade verdadeira onde ambos fazem o possível para auxiliar o outro. Porém, com o passar do filme percebemos de forma implícita que a relação vai além da amizade e sim uma relação de dependência e troca de favores e experiências.
2.2 O filme retrata a mudança das eras, neste período a indústria passava por reformulações e estudos. Dentre esses estudos temos a teoria dos tempos e movimentos. Onde era calculada a produção dos funcionários de acordo com o passar do tempo. O tempo era controlado de forma rígida, os funcionários precisavam desempenhar suas atividades de forma mecânica acompanhando a capacidade produtiva das máquinas que equipavam as indústrias.
3.1 – Com esta cena, podemos notar a coisificação do ser humano. Os empresários da época visavam o lucro sem ao menos se preocupar com os diretos básicos do funcionário. Com a máquina de comida, o funcionário perderia até mesmo o direito de se alimentar de forma adequada.
3.2 – Visando o lucro, os empresários investiam fortemente em maquinários ao passo que seus funcionários viviam de forma precária, sem ao menos conseguir se alimentar e ter uma moradia digna.
4 – O filme tempos modernos pode ser comparado aos reality show pois em ambos há a “vigilância” em tempo integral. Todos os passos são controlados, não há privacidade em momento algum.
5- O filme “Tempos Modernos” e Canção composta por Lulu Santos muito tem em comum. Mesmo se tratando de épocas totalmente distintas temos pontos similares que devemos comprar. Em ambas o momento é de crise, de instabilidades. A população sofre com a falta de humanização. E para “sair” desta realidade é utilizada a imaginação.
Em ambas você aprende que é preciso ver a vida de uma forma mais leve, desejar algo melhor, desejar as mudanças necessárias para um mundo mais compreensivo, amável e livre. O tempo passa muito rápido para amargurarmos com os problemas diários sem ao menos pararmos para imaginar como ele poderia ser melhor se ao menos tentássemos ser a mudança que queremos do mundo.
Ambos são uma lição de vida, em ambos temos que refletir e procurar esta essência dentro de nós mesmos. Só assim teremos forças para mudar o mundo.
...