TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia 5S, também conhecida hoje como a administração japonesa

Artigo: Filosofia 5S, também conhecida hoje como a administração japonesa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Artigo  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Na década de 50 e 60, o Japão passou por uma fase de reestruturação de sua sociedade, por conta da segunda guerra mundial, que desestruturou o país tanto economicamente como socialmente, e fez com que adotassem um modo de consciência e responsabilidade de todos, onde a disciplina, segurança e produtividade estivessem presentes no dia a dia.

Dessa ideia, surgiu a filosofia do 5S, conhecida hoje também como administração japonesa. Trata-se de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas, que tem o objetivo de, liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localizar os recursos disponíveis.

Com o passar do tempo, outros países adotaram o 5S como modelo de metodologia desenvolvendo um planejamento sistemático, visando o ambiente de trabalho, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários.

Definição:

1) Seiri – É o senso de utilização. Separar o necessário do desnecessário, manter no local de trabalho somente o que você precisa. Utilizar materiais, ferramentas, equipamentos e dados com equilíbrio e bom senso. Usar os equipamentos adequadamente para aumentar o tempo de vida dos mesmos.

Resultados deste senso: Ganho de espaço, facilidade de limpeza e manutenção, melhor controle dos estoques e preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S.

2) Seiton – É o senso de organização. Objetos disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, com isso, há diminuição do cansaço físico, economia de tempo e facilita a tomada de decisões e medidas de emergência.

Resultados deste senso: Economia de tempo, facilidade na localização das ferramentas e redução de pontos inseguros.

3) Seiso - É o senso de limpeza. Tem por objetivo manter o ambiente físico agradável. Um ambiente limpo proporciona segurança, conforto e abrange o relacionamento pessoal onde se preserva o ambiente de trabalho com transparência, honestidade, franqueza e o respeito. Cada um deve cuidar da sua área, mantendo tudo sempre limpo.

Resultados deste senso: Ambiente saudável e agradável, redução da possibilidade de acidentes, melhor conservação de ferramentas e equipamentos e melhoria do relacionamento interpessoal.

4) Seiketsu – É o senso da saúde e higiene. Manter condições favoráveis de saúde no trabalho, em casa e pessoalmente. Refere-se a preocupação com a própria saúde a nível físico, mental e emocional. Há fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização e placas. Todos devem cuidar da sua aparência e higiene pessoal pois transmitem a imagem da empresa. Tem a finalidade de manter os três primeiros S’s de forma que eles não se percam.

Resultados deste senso: Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas, equilíbrio físico e mental, melhoria de áreas comunitárias (banheiro, refeitório e etc.) e melhoria nas condições de segurança.

5) Shitsuke – É o senso da autodisciplina. Refere-se a padrões éticos e morais de cada individuo. A disciplina é o caminho para melhoria do caráter dos funcionários. Esta etapa é realizada quando o individuo ou equipe passa a fazer o que é preciso ser feito mesmo quando não há a vigilância que geralmente é feita pela chefia. Comprometimento com normas e com a melhoria ao nivel pessoal e organizacional.

Resultados deste senso: Melhor qualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com