Filosofia: O Mito das Cavernas
Por: loraynebrito • 9/3/2016 • Trabalho acadêmico • 285 Palavras (2 Páginas) • 1.548 Visualizações
Resumo
O texto o Mito das Cavernas relata o conhecimento, conta uma metáfora onde desde o nascimento homens são presos no fundo de uma caverna.Platão mostra a posição da humanidade em relação ao conhecimento e sua realidade.Apesar dessa passagem ter sido escrita por Platão a milhares de anos não faz nos muito diferente.Por que muitos seres humanos se dizem satisfeitos com a sociedade que vivemos e não se permite buscar novos caminhos.
A concepção de cada pessoa tem relação com a aparência, realidade e conhecimento e cada um desses itens interfere na formação do caráter, comportamento, até nos relacionamentos interpessoais.
Somos cercados de conhecimento mais nos prendemos da verdade , do novo e nós temos a oportunidade de nos libertar;mais é como se estivéssemos presos dentro de uma caixa.Podemos ver com clareza alienação causada pela mídia, somos levados a acreditar que viver bem dependente de ter e saber o que nos é apresentado.
Temos que nos libertar das influências culturais e sociais, abrir a mente sempre buscando o novo. Essa metáfora traz uma mensagem de auto ajuda , mostrando que na vida não podemos nos dar como satisfeitos quando alçamos um objetivo, temos que nos renovar sempre buscando conhecimento.
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI/FAMEC
Lorayne Brito
Trabalho apresentado ao curso de Administração,Faculdade Metropolitana de Camaçari, para a disciplina de Filosofia.Prof:Antônio Jorge
CAMAÇARI
2014
Introdução
Este resumo critico tem como objetivo mostrar a superação da ignorância e de sua importância para a construção de uma sociedade justa e democrática.
Considerações Finais
O Mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e a educação como superação da ignorância.
Referência
Extraído de “A republica”de Platão.6 ed ED.Atena 1956,p.287-291.
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI/FAMEC
Lorayne Brito
ANALISE CRITICA DO TEXTO “MITO DAS CARVERNAS”
CAMAÇARI
2014
...