Filosofia e Ética Atividade
Por: Renata Barbosa • 31/8/2021 • Resenha • 415 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
CECIERJ-Polo Belford Roxo
Nome: Renata Barbosa da Silva
Matrícula: 20113110313
Curso: Administração Pública/UFF
FILOSOFIA E ÉTICA
ATIVIDADE 6
1. Explique os conceitos de estado de natureza e contrato social, em Hobbes. Por que ele é um absolutista?
No estado de natureza,os homens são maus por natureza(o homem é o lobo do próprio homem),pois possuem um poder de violência ilimitado. Um homem só se impõe a outro pela força.
O contrato social foi criado para que aos pessoas se submetessem as leis. Quem não o fizesse, seria punido pela aplicação da lei. Esse contrato impedia que um atacasse o outro por algum motivo.
Hobbes é um absolutista porque ele acredita que o soberano tem poderes com o povo através do contrato com poderes absolutos.
2. Mostre as diferenças de Locke em relação a Hobbes nas concepções de estado de natureza e contrato social. O que Locke diz sobre o trabalho e sobre a tolerância religiosa?
Locke acredita que o estado de natureza existia as leis naturais dadas por Deus. O pacto era para melhorar e garantir as leis naturais e também as leis criadas entre um consenso com os cidadãos onde o soberano não pode deixar nenhuma lei ser quebrada.
Hobbes acredita que o estado de natureza é um estado de guerra, insegurança e violência. Ele defendia o contrato social.
Sobre tolerância religiosa Locke diz que a educação é o caminho para tratar com respeito as escolhas pessoais em relação aquilo em que desejam acreditar, já que isso faz parte da sua liberdade individual.
3. Qual a paixão essencial à sociedade, segundo Hume? E para Adam Smith? O que é a mão invisível?
Para Hume a razão é escrava da paixão,a razão obedece os desejo da paixão. Agimos com paixão com a razão indicando o caminho para bom termo.
Para Adam Smith a paixão que tem boa virtude é boa e a paixão que leva ao vício deve ser rejeitada.
A mão invisível substituiu a simpatia. Acreditava que o mercado se ajeitava qualquer forma,como existisse uma mão invisível por trás de tudo. O governo não interferia na economia.
4. O que é o utilitarismo e qual seu princípio básico?
O utilitarismo, escola filosófica fundada porJeremy Bentham (1748-1832), que considera a boa ação ou a boa regra de conduta como característica pela utilidade e pelo prazer que podem proporcionar a um indivíduo ou coletivo
Seu princípio básico é o fato de que o ser humano foge da dor em busca do prazer.
Referência bibliográfica: Ramos, Flamarion Caldeira et alii. Manual de Filosofia Política. SP: Saraiva, 2015, cap. 5, págs. 119 a 142
...