Atividade De Filosofia
Ensaios: Atividade De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Grazifmpc • 19/9/2013 • 643 Palavras (3 Páginas) • 1.274 Visualizações
1) Leia com atenção o trecho abaixo:
"[...] Tales considerava a água como arkhé, no sentido peripatético de substrato permanente. Contudo, Tales podia efetivamente ter reconhecido que, sendo a água essencial para a subsistência das plantas e da vida animal [...] ele permanece ainda como constituinte básico das coisas. Embora estas ideias fossem profundamente afetadas, direta ou indiretamente, por precedentes mitológicos, o que é certo é que Tales abandonou as formulações míticas; isto, pó si só, justifica a afirmação de ter sido o primeiro filósofo, por muito ingênuo que fosse ainda seu modo de pensar.". (KIRK; RAVEN; SCHOFIELD, 1994, p. 96-97)
Fonte: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-socráticos: história crítica com seleção de textos. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
Com base no exposto sobre Tales, exponha um argumento favorável a Tales como primeiro filósofo. (10 a 15 linhas)
(Peso: 3 pontos)
Mesmo com recursos escassos, Tales procurava compreender o mundo de modo racional, sem apelar para divindades ou eventos inexplicáveis, pois não se satisfazia com respostas já dadas. Para Tales, o nascer, crescer e morrer eram o efeito de uma causa, Princípio da Causalidade, prova indiscutível da racionalidade humana e surgimento da Filosofia como tentativa de investigação racional da realidade. Investigação esta que fornecia respostas amplas e válidas para todos os seres.
2) Leia com atenção o dito abaixo:
"Sócrates - A minha arte obstétrica tem atribuições iguais às das parteiras, com a diferença de eu não partejar mulher, porém homens, e de acompanhar as almas, não os corpos, em seu trabalho de parto. Porém a grande superioridade da minha arte consiste na faculdade de conhecer de pronto se o que a alma dos jovens está na iminência de conceber é alguma quimera e falsidade ou fruto legítimo e verdadeiro. Neste particular, sou igualzinho às parteiras: estéril em matéria de sabedoria, tendo grande fundo de verdade a censura que muitos me assacam, de só interrogar os outros, sem nunca apresentar opinião pessoal sobre nenhum assunto, por carecer, justamente, de sabedoria.". (PLATÂO, 2001, p. 10)
Fonte: PLATÃO. Teeteto. 2001. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2012.
Com base no exposto por Sócrates e em sua respectiva teoria sobre como ocorre o conhecimento, exponha um argumento que defenda o procedimento socrático de 'interrogar' como adequado ao filosofar. (10 a 15 linhas)
(Peso: 4 pontos)
Para descobrir a verdade o homem deve adotar uma postura humilde e questionadora. Todos são ignorantes, e os que têm consciência da própria ignorância são os mais preparados para se lançar em busca do conhecimento verdadeiro. Se após o debate o interlocutor ficar confuso e se tornar presa da dúvida, estará pronto para admitir sua ignorância e empenhar-se na busca da realidade. Através da autocrítica ele se questiona sobre o conhecimento que tem e sente-se na obrigação de saber mais, pois se acha ignorante.
3) Leia com atenção o trecho abaixo:
"Eis, portanto, outro ensinamento socrático
...