Finanças: Commercial Papers
Por: carlaccristina • 11/3/2016 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
Commercial Papers
Commercial papers, ou papel comercial, é uma forma de financiamento de curto prazo sem garantias emitidas por empresas de elevada qualidade de crédito (GITMAN, 2010). O título possui como característica peculiar o fato de que só pode ser emitido por empresas de grande porte excluindo, assim, as pequenas e médias empresas. Sendo assim, são emitidos principalmente por instituições financeiras. Não é requisitada garantia para emissão pois exige-se somente a liquidez do título e que o emissor tenha uma boa imagem de crédito perante o mercado.
O papel comercial se trata de uma espécie de nota promissória onde aquele que emite está tomando um valor emprestado de um investidor. O objetivo do empréstimo é captar recursos para financiar atividades de curto prazo da empresa, como por exemplo as necessidades de capital de giro, compra de estoques ou pagamento de fornecedores. Portanto, o título não tem como intuito financiar o ativo permanente da organização e sim para financiar itens presentes no ativo circulante a curto prazo.
O papel comercial é uma alternativa que oferece uma maior agilidade e flexibilidade ao emissor, pois diminui a sua dependência do sistema de crédito bancário a partir do momento em que se torna uma decorrência da boa capacidade que a empresa possui para arcar com seus pagamentos. Além disso, nesse sistema é possível obter taxar mais favoráveis às aplicadas nos empréstimos bancários, sendo que o custo de seus juros normalmente fica entre 2% e 4%, valor menor do que a taxa básica, sendo que esse valor recebe variações de acordo com as determinações do mercado.
O uso do commercial papers proporciona uma boa relação com as instituições financeiras já que se trata de uma situação favorável as mesmas, que recebem as notas promissórias e as utilizam como títulos negociáveis, ou seja, como as instituições financeiras emprestam constantemente o dinheiro a um período de curto prazo, elas também necessitam constantemente de recursos no mesmo período, fazendo com que o papel comercial seja também o seu meio de captar recursos. Logo, as notas promissórias podem ser compradas e vendidas a outro investidor no mercado secundário. As emissões têm vencimento entre 3 e 270 dias, sendo que no momento da emissão dos títulos o emissor e o investidor combinam o percentual de juros bem como a determinação dos prazos.
...