GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA APREDIZAGEM DISCIPLINAR PARA A VIDA
Por: Jean C. Santos • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
Curso de Administração de Empresas
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Profª. Kadígia Faccin
Acadêmico: Jean Carlos dos Santos
Data: 26/11/2015
GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA APREDIZAGEM DISCIPLINAR PARA A VIDA.
Assim como no início de cada semestre, sempre temos curiosidades e expectativas sobre como o desenvolvimento das atividades disciplinares e em Gestão do Conhecimento não foi diferente. Apesar de ter curiosidades sobre o que realmente seria essa tal de Gestão do Conhecimento, esperava que as aulas, assim como “as demais cadeiras”, fossem expositivas e também com atividades práticas em sala de aula e também com pesquisas na biblioteca e uma visita a uma organização que praticasse a Gestão do Conhecimento na íntegra.
Inicialmente houve a apresentação padrão da turma e a professora Kadígia Faccin, que por sinal, demonstrou-nos muito conhecimento sobre o assunto proporcionando-me confiança mutua no conteúdo a ser apresentado, porém, durante o primeiro mês senti dificuldade em comparar teoria e prática, pois as leituras eram muito extensas.
Com isso, praticamente toda a turma sentia a mesma dificuldade, mas nós não conversávamos a respeito das nossas dificuldades em aprender com o conteúdo. Sabiamente a professora solicitou-nos que realizássemos uma atividade baseada em um filme onde tivesse cinco senas que exemplificasse as quatro fases do processo SECI. Confesso que entendi de forma diferente, porém, logo após a entrega da tarefa houve uma apresentação em sala de aula, justamente sobre o tema proposto da tarefa, ao final da aula fui até a professora e lhe falei que aquela apresentação deveria ter ocorrida antes da entrega do trabalho e ela respondeu-me que a ideia era justamente essa... teríamos que ter dificuldades e dúvidas e procurar o devido esclarecimento.
Não posso deixar de falar que, de certo modo, tivemos uma crise coletiva, onde não assumíamos que estávamos com dificuldades em compreender o conteúdo. Sabiamente a professora promoveu uma espécie de pesquisa de opinião informal onde coletivamente expressamos nossas opiniões e percepções sobre nossas dificuldades.
Diante disso, logo na semana seguinte, fomos desafiados a promover fóruns sobre temas definidos pela professora sobre temas, até então, por nós desconhecidos. Essas atividades me surpreenderam proporcionando-me melhor entendimento sobre a disciplina, as apresentações estavam muito boas, desde as dos colegas, as dos profissionais, que com muita espontaneidade compartilharam suas experiências de maneira eficaz.
Neste sentido, não poderia deixar de falar a respeito da dificuldade que meu grupo enfrentou, inicialmente tínhamos um profissional que foi conseguido por uma colega que participava do grupo, para o nosso sofrimento a colega desistiu de estudar e nos deixou “a ver navios”... ficamos aflitos... e agora?
Tive a iniciativa de conversar com a professora sobre a dificuldade do meu grupo e a mesma sugeriu um professor de outra instituição, tentamos contato mas, o mesmo não tina agenda disponível porém, indicou-nos outra pessoa que logo na primeira ligação se dispôs a nos ajudar – Claudia Prantz lhe somos muito gratos – nossa apresentação foi uma das melhores, sem falar que tínhamos todo o material teórico necessário para falar sobre Inteligência Competitiva e não nos dávamos conta, pois já havíamos cursado uma cadeira de Administração Estratégica em outro semestre. Sem dúvida Gestão estratégica levarei para minha vida profissional.
...