GLOBALIZAÇÃO
Por: Alunoadm2014 • 2/12/2015 • Dissertação • 375 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Globalização
Segundo o relatório da Bird (Banco Mundial), o maior período de adesão ao neoliberalismo foi na década de 80, nesta época os países em desenvolvimento aproveitaram e derrubaram suas barreiras comerciais, estimulando a entrada de investimentos estrangeiros.
Neste período houve o aumento das taxas da pobreza e do protecionismo, pois com a queda das barreiras comerciais, os países desenvolvidos começaram a obter vantagens sobre os que estavam em desenvolvimento.
O protecionismo é uma teoria que visa à criação de diversas ações para dificultar a importação de produtos e a concorrência estrangeira, a fim de favorecer a atividade econômica interna. Até certo ponto o protecionismo é vantajoso, pois assegura as empresas nacionais, protege a economia nacional, cria mais empregos e o incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias. Por outro lado pode ser desvantajoso, o país pode perder espaço no mercado externo, ficar atrasado nas tecnologias, além de aumentar os preços internos dos produtos nacionais.
O relatório do Banco Mundial aponta que mesmo com o aumento da renda média, a pobreza não diminuiu igual aos índices do aumento de renda. A América Latina ganha destaque por ser uma das regiões onde mais cresce a pobreza, cerca de sessenta por cento das pessoas que vivem nessas regiões, não tem acesso a saneamento básico, a educação, saúde e moradia.
Com tudo, podemos concluir que a globalização tem sido injusta com alguns países, principalmente os em desenvolvimento. Na parte comercial, a globalização é ótima para todos, pois há crescimento tecnológico e redução dos custos da produção de mercadorias. Não apenas os países desenvolvidos, mas os em desenvolvimento, deveriam montar um mercado global mais transparente e com competividades mais equilibradas e justas.
Os países em desenvolvimento deveriam rever suas barreiras comerciais, afim de uma restruturação, para que haja mais facilidades no crescimento comercial e financeiro.
A parte social, também deve ser levada em conta, pois a cada dia a globalização tem espalhado diversas culturas, aprendizado e encurtando distâncias entre os povos, através da Internet, televisão, entre outros meios.
Além de influenciar também na desigualdade social, por gerar muita riqueza, que ainda é muito mal distribuída. Por isso devem ser criados um sistema financeiro e político para que haja uma distribuição correta das riquezas geradas pela globalização, a fim de combate a pobreza no mundo.
...