Gala mustang
Por: Valdiane Santos • 14/5/2015 • Projeto de pesquisa • 862 Palavras (4 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 TRAJETÓRIA HISTORICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1980......................................................................................................5
3 PSICOLOGIA E POLITICAS SOCIAIS............................................................... 6
4 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 8
5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ....................................................................9
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa foi elaborado com a finalidade de resgatar a trajetória histórica das politicas sociais brasileiras e suas características, ocorridas entre o período de 1960 a 1980 com ênfase para os desdobramentos das politicas sociais e buscando referencias a postura do serviço social frente as politicas do período, abrangendo as politicas públicas e as psicologias incluindo a psicologia grupal e a reconceitualização do serviço social após 64.
TRAJETÓRIA HISTORICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1980.
As políticas sociais brasileiras, também definida como integração social, no período de 1960 e 1980. Foram marcadas por acontecimentos que geraram modificações no âmbito das políticas sociais. Um ex: foi as lutas das classes trabalhadoras por direitos sociais universais de cidadania, bem esta coletivo e integração na sociedade.
Outro marco da época, foi a fase de implantação das politicas públicas, criadas para atender o coletivo na busca por igualdades de direitos.
O serviço social tem em sua postura profissional uma nova prática de negação ao modelo tradicional e fortalecimento as lutas políticas.
Os programas sociais foram criados como integração e articulação harmoniosa e como forma de minimizar a exploração da força de trabalho, visando o aumento da concentração de rendas.
O Serviço social, teve inicio a partir da década de 70, com a criação dos primeiros cursos de pós graduação, quando se instaurou a reforma educacional por todo país.
É nesse contexto que o assistente social surgi como ferramenta de proteção em defesa das classes trabalhadoras e contra o sistema não favorável ao trabalhador, ou seja, um sistema bruto empresarial aplicado ao trabalhador.
O serviço social surgiu no brasil não apenas em defesa do trabalhador mais também como forma de enfrentamento de inúmeras questões sociais no sentido de beneficiar a população em estado de pobreza, com o passar do tempo a profissão estruturou-se chegando nos dias de hoje a uma profissão com bases teóricas e metodológicas, fazendo um trabalho de intervenção buscando as disparidades sociais.
O serviço social teve seu processo de renovação em três momentos perspectiva modernizadora, atualização do conservadorismo e ruptura, essa renovação surge da necessidade de mudanças na profissão, nesse período de 1960 o serviço social passou por varias modificações.
Segundo (Paulo Netto) foi a perspectiva modernizada que constituiu a primeira expressão do processo de renovação do serviço social.
PSICOLOGIA E POLITICAS SOCIAIS
Assim como o serviço social as psicologias também assumem um papel importante na sociedade, a psicologia social foi regulamentada no brasil pela lei nº 119/62.
(segundo Ana Bock em entrevista) onde ela fala que a elite brasileira foi de certa forma responsável pelo desenvolvimento da psicologia no brasil podendo ser sistematizada como uma profissão comprometida com os interesses da elite. A psicologia assume ate os dias de hoje um trajeto de compromisso com a maioria da população brasileira.
...