Gestão Ambiental Industrial
Por: lili0587 • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 508 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Gestão Ambiental Industrial
Curso:
Professor: Ivete de Fatima Rossato
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (6,0 pontos)
A análise de ciclo de vida (ACV) é um instrumento de gestão ambiental aplicável a bens e serviços. O ciclo de vida que interessa à gestão ambiental refere-se aos aspectos ambientais de bens ou serviços em todos os seus estágios, desde a origem dos recursos no meio ambiente, até a disposição final dos resíduos de materiais e energia após o uso,
passando por todas as etapas intermediárias, como beneficiamento e transportes, estocagens.
Nesse sentido, leia o material seguinte:
CAVALETT, Otávio. Análise do ciclo de vida da soja. São Paulo: Unicamp, 2008. Disponível em http://www.unicamp.br/fea/ortega/extensao/Tese-OtavioCavalett.pdf, acesso em 21 abr 2009.
Em seguida, apresente um resumo com 30 linhas contendo: as etapas do ciclo de vida da soja; a análise do ciclo de vida da soja; as alternativas mais sustentáveis; sua conclusão avaliando os impactos da soja sobre o meio ambiente.
1- A Soja é um produto cuja a produção vem sendo estimulada no país, dela pode se extrair óleo para cozinha, biodiesel e o grão é uma grande fonte de proteína e por ser barato, é muito utilizado nas rações animais, porem a produção da soja pode acarretar danos a natureza. Conforme Dias (2007) a vida de um produto é segmentada em cinco fases distintas. A primeira fase do ciclo se vida de um produto, é a fase de extração e de fabricação das matérias primas, no caso da soja a primeira fase se dá no cultivo, esse cultivo é uma fase muito complexa que envolve muitas atividades que causam impacto no meio ambiente, primeiramente a plantação de soja é uma monocultura, que é um tipo de plantação que desgasta o solo, além de que a alta demanda pelo produto faz com seja necessária uma extensa área de terra disponível, que vai ser desmatada e utilizada apenas para a produção desse produto. Na fase do cultivo, ainda temos que lidar com fatores como fertilizantes químicos, agrotóxicos, combustíveis fóssil (na utilização das maquinas de colheita) e pouca mão de obra envolvida, sem esquecer as variedades geneticamente modificadas. Para termos uma noção disso podemos contabilizar os meios de entrada, ou seja aquilo necessário para produzir a Soja; Agua, combustível, Fertilizante, Pesticida, tralho, serviço. E na Saída dessa produção temos; Produto principal, co-produtos, CO2, efluentes industriais, resíduos.
Grande parte da Soja produzida no Brasil é exportada, e para exportar uma grande quantidade de soja é necessário muitos recursos naturais. A Fase do transporte a soja gera muito impacto, o transporte utiliza de recursos não renováveis, como combustível fóssil, além de que, segundo o texto apresentado, a soja consumida pelos animais na Europa tem causado impactos no solo, e consequentemente na agua.
“Utilização do produto pelo cliente, o consumo de energia para usar o produto, a manutenção a reparação”. Essa é outra fase da produção, o exemplo a cima sobre o impacto do consumo da soja por animais na Europa, também pode ser inserido nessa fase. Nesse tópico podemos citar vários indicadores que estudam o consumo e produção da soja, como: Analise Emértica, Analise de Intensidade de Materiais, Analise de energia incorporada. Todos essas analises visam estudar a quantidade de energia se gasta durante todo o ciclo de vida da soja, em suas variadas formas, e o impacto que eles causam. Existe ainda a analise de custo e retorno economico
“Fim de Vida do produto, que consiste nos meios de eliminação do produto utilizado...” Essa é uma fase complexa levando em conta que a soja se transforma em diversos produtos diferentes. Mais uma vez o exemplo dos dejetos animais provenientes da ração feita de soja, que está causando danos na europa, além de que no texto mostra estudos que apostam que a oxidação da matéria orgânica causa emissão de co2, e o biodiesel, quando utilizado pode também contribuir para emissão de gases maléficos.
Em todas as fases da produção podemos ver que a Soja é de fato um vilão para o meio ambiente, porém um mocinho para quem produz, pois o retorno econômico é de grande valia, ainda mais quando utilizado recursos ainda mais impactantes, como pesticidas, modificação genética e outros, o ideal é que a produção da soja fosse fiscalizada, e controlada, para que menos áreas fossem desmatadas, e que os pesticidas fossem controlados, para que os mesmos não poluam rios.
...